PUBLICIDADE

Gestão de Jaguariaíva inicia novo projeto em parceria com a UEPG

Ação consiste em um programa de extensão voltado à saúde e bem-estar dos idosos

No início do mês de março, professores e bolsistas selecionados pela Universidade estiveram no município
No início do mês de março, professores e bolsistas selecionados pela Universidade estiveram no município -

A administração municipal de Jaguariaíva, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (Shads), firmou uma nova parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ação consiste em um programa de extensão voltado à saúde e bem-estar dos idosos. Trata-se do programa ‘Aurora’, que deve beneficiar os moradores do Condomínio dos Idosos.

No início do mês de março, professores e bolsistas selecionados pela Universidade estiveram no município de Jaguariaíva para reunião com gestores e representantes de serviços da Shads, como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Primavera, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Domingos Cunha, unidade básica de saúde referência da região do condomínio. Durante o encontro, houve espaço para integração e planejamento do trabalho, que terá início em abril.

O projeto ‘Aurora’ terá duração de dois anos, envolvendo atendimentos e iniciativas nas áreas de serviço social, farmácia, odontologia, educação física e artes. Uma das vertentes será a capacitação da equipe do município que desenvolve as atividades no condomínio, atendendo ainda trabalhadores do Lar Bom Jesus.

Expectativa

De acordo com a gestão coordenada pela prefeita Alcione Lemos (União), a iniciativa deve agregar ainda mais qualidade no atendimento aos idosos e colaborar com estudos científicos, sem custo para o município. A ação também atende às políticas públicas a serem realizadas junto aos residentes e equipe no condomínio, previstas no programa ‘Viver Mais Paraná’.

São responsáveis por esse novo programa os professores universitários: Maria Iolanda de Oliveira, da graduação em Serviço Social (coordenadora geral projeto Aurora); Ana Paula Veber e Lorene Armstong, da graduação em Farmácia; Daniela Icassatti Corazza, de Educação Física; Jacy Aurelia Vieira de Souza (Enfermagem); Luiz Hermínio Galho (Educação Física); e Fábio André dos Santos (Odontologia).

Viver Mais Paraná

O ‘Viver Mais Paraná’ é uma modalidade do programa estadual de habitação voltado ao atendimento de idosos com renda de um a seis salários mínimos. Em parceria com as prefeituras, a Cohapar contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer.

Os beneficiários pagam um aluguel inicialmente equivalente a 15% de um salário mínimo ao mês, com a opção de residirem no local pelo tempo que desejarem. Os valores arrecadados são reinvestidos na política habitacional do estado, inclusive com a construção de novos empreendimentos desta modalidade.

Projeto é pioneiro no Paraná

A construção das 40 unidades habitacionais referentes ao Condomínio do Idoso em Jaguariaíva, orçada em R$ 3,8 milhões, teve investimentos do Governo do Estado, através da Cohapar. Além de adaptadas, as moradias entregues no ano de 2020 fazem parte de um complexo com estruturas de saúde, convivência e lazer, como quiosques, ambulatório médico, academia ao ar livre, salão de festa e horta comunitária.

Um dos fatores que contribuíram com a escolha de Jaguariaíva para lançamento do projeto, além das certidões pelas contas em dia, foi a contrapartida da prefeitura, que doou área no Loteamento Portal do Sertão a Cohapar, o que viabilizou o espaço necessário para a obra.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE