PUBLICIDADE

CimSaúde participa de discussões e busca qualificar atendimentos

Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais marcou presença em evento organizado pelo Governo do Estado

Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades
Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades -

O Governo do Estado do Paraná reuniu mais de duas mil pessoas, entre gestores e técnicos de saúde dos 399 municípios, em evento realizado na última semana na Arena da Baixada, em Curitiba. Foram três eventos realizados em três dias: o 1º Encontro Estadual do PlanificaSUS; o 2º Seminário Estadual de Imunização; e o 1º Encontro ACS e ACE em Ação.

Para debater o andamento do Planifica na região e conhecer ações exitosas do Estado, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) marcou presença. “Estamos realizando ações para fortalecer a planificação da atenção primária com a ambulatorial durante o ano todo. Viemos compartilhar conhecimento e aprender as técnicas que vem surtindo os melhores resultados’, contou a diretora, Pâmella Costa.

Resultados

Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades quanto ao matriciamento nos municípios conforme prevê o Qualicis. “O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar”, esclarece a diretora.

Nos Campos Gerais, workshops regionais e capacitações locais foram realizadas durante 2022 visando a organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde. A 3ª Regional de saúde aderiu o PlanificaSUS no mês de novembro de 2021, e a 21ª em dezembro. “Estivemos desenvolvendo competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Atenção à Saúde (RAS) com foco nas necessidades de saúde dos usuários”, explicou a diretora.

As linhas de cuidados prioritárias atualizadas pela Sesa durante a gestão 2019/2022: Materno Infantil, Pessoa Idosa, Saúde Mental, Saúde Bucal, Pessoa com Deficiência e das Condições Crônicas foram amplamente debatidas. “Falamos muito sobre imunização, realizamos pela primeira vez um grande plenário com agentes comunitários e agentes de endemias e, principalmente, continuamos a discussão sobre a qualificação da Atenção Primária com a Atenção Especializada, por meio da planificação do SUS de modo integral. São pilares para a construção e fortalecimento do nosso sistema”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Imunização

Durante o evento, o Estado trouxe alguns dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Eles mostram que, desde a chegada da Covid-19, em março de 2020, nenhuma das vacinas preconizadas para a rotina das crianças menores de dois anos de idade elencadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) atingiu 90% de cobertura vacinal no Paraná. São elas: BCG, febre amarela, hepatite A e B, meningocócica C, pentavalente, pneumocóccica, poliomielite, rotavírus humano e tríplice viral.

O imunizante que previne contra a hepatite B, por exemplo, fechou 2021 com a menor cobertura desde 2015, somando apenas 58,67% do público-alvo imunizado. Neste ano o indicador está em 64,14%.

Na luta contra a Covid-19 mais de 700 mil paranaenses não tomaram nenhuma dose. Todas as pessoas que possuam doses em atraso ou que ainda não tenham se vacinado contra a doença devem procurar uma Unidade de Saúde e agendar sua imunização. As vacinas estão disponíveis nos 399 municípios do Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE