Envio de declarações de IR supera projeção em 21,3 mil
Delegacia regional da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa recebeu 261,3 mil declarações de Imposto de Renda
Publicado: 01/06/2022, 19:45
Delegacia regional da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa recebeu 261,3 mil declarações de Imposto de Renda
O número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) recebidas ficou acima do esperado pela Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa e região neste ano. Dados revelados nesta quarta-feira (1), no balanço final de DIRPFs recebidas dentro do prazo, ou seja, entre os dias 7 de março e 31 de maio, apontam que 261.324 contribuintes dos 64 municípios abrangidos pela delegacia regional prestaram contas com o fisco. Isso corresponde a um valor 8,88% superior ao total esperado para a região, que era de 240 mil declarações, representando 21.324 além do projetado.
Essa superação foi observada também na cidade de Ponta Grossa e nos âmbitos nacional e estadual. Em Ponta Grossa, a delegacia regional recebeu 79.895 declarações neste ano, valor que foi 7,2% superior aos 74,5 mil inicialmente projetados (5.395 acima do previsto). No Paraná, foram recebidas 2,37 milhões de declarações (7% além dos 2,22 milhões previstos), e no Brasil, o total de declarações chegou a 36,32 milhões, valor 6% acima das 34,1 milhões inicialmente projetadas.
No ano passado, a delegacia regional da Receita Federal recebeu 239.536 declarações, o que significa um aumento de 21.788 envios; ao passo que em Ponta Grossa, o valor ao final do prazo foi de 74.377, mostrando uma alta de 5.518 declarantes.
O delegado adjunto da Receita Federal na região, Marcelo Catarossi, aponta não apenas um, mas diversos fatores que podem ter contribuído para que houvesse um crescimento na região ainda maior que a média nacional e estadual. Os principais deles, acredita, são o aumento do número de trabalhadores e o aumento da renda. “O que associamos de um ano para o outro é o aumento da renda, com correção de salário. Com mais pessoas que entraram no mercado de trabalho, elas passaram a receber acima da obrigatoriedade da entrega”, disse.
Catarossi ainda apontou a ausência da correção na tabela, ou seja, no valor mínimo de ganhos que torna obrigatório o envio, que foi mantido em R$ 28,5 mil, mesmo valor dos últimos anos, passando a incidir em mais contribuintes. “E, no ano passado, também houve um aumento no número de pessoas que realizaram operações na Bolsa de Valores, fator que torna obrigatório a fazer a declaração”, informou.
Quem era obrigado a declarar e perdeu o prazo, deverá enviar a declaração o quanto antes, mas já estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,75, multa essa que pode chegar a 20% do valor devido.
Receita recebeu 9% no último dia
Somente nesta terça-feira (31), um total de 214.849 declarações foram enviadas no último dia do prazo no Paraná, o que equivale a 9% do total de declarações enviadas durante todo o período. Na região não foi diferente: 23.024 foram enviadas no último dia, o equivalente a 8,81% do total; enquanto que em Ponta Grossa 7.494 declarações foram enviadas nas últimas 24 horas, o que significa 9,27% do total. “Verificamos isso ano após ano. Nos últimos dias, especialmente no último, há um volume maior de entrega. E aqui na nossa regional, não tivemos relatos de problemas. No fim, acabou dando tudo certo, e todos os que queriam entregar, entregaram, porque não registramos queda nos sistemas”, assegurou Catarossi
Mais da metade dos contribuintes terá imposto a restituir
Um levantamento da Receita Federal aponta que cerca de 60% dos declarantes terão imposto a restituir, enquanto que 20% são considerados sem saldo (nem imposto a restituir e nem a pagar), e 20% tiveram imposto a pagar. Trazendo esses dados para a região, significa que aproximadamente 156 mil contribuintes da região serão restituídos, ao passo que 52 mil contribuintes precisaram pagar imposto para transmitir a declaração. Sobre a restituição, cerca de 20 mil contribuintes prioritários já foram contemplados no primeiro lote, pago nesta terça-feira, dia 31. O segundo, dos cinco lotes de restituição, será pago no final deste mês de junho, e também terá a contemplação do lote prioritário, além de alguns contribuintes sem prioridade, que serão restituídos conforme a data do envio das declarações – quem enviou nos primeiros dias, deverá receber neste grupo