PUBLICIDADE

AMCG participa de diálogos com lideranças em Brasília

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal e consolidam representatividade para qualificar os serviços públicos

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal
Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal -

Lideranças cobram novas pautas municipalistas por parte do Governo Federal e consolidam representatividade para qualificar os serviços públicos

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam da 23ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O tesoureiro e prefeito de Arapoti, Irani Barros, e os prefeitos de Ventania, José Luiz Bittencourt, e de Jaguariaíva, Alcione Lemos, estão representando a região na capital. No primeiro dia de evento, realizado na terça-feira (26), o presidente da República, Jair Bolsonaro, fez a abertura. “Passa por nossas mãos não o futuro dos municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Se para a prefeitura não é fácil, imagine para a presidência da República. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”, disse.

Outros temas importantes e municipalistas também já foram abordados. “Participamos de uma pauta bem interessante. Uma cobrança forte do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (Paulo Ziulkoski), dos presidente da Câmara (Arthur Lira) e Senado (Rodrigo Pacheco) em defesa dos municípios”, contou o tesoureiro da AMCG. Além disso, Barros destacou que os presentes enalteceram tudo o que já foi conseguido nesses anos todos de Marcha. “É um evento muito significativo”, avalia.

Para o presidente da AMCG, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a participação dos prefeitos do Estado e principalmente da região dos Campos Gerais é importantíssima. “Eles têm a oportunidade de levar as nossas demandas e anseios a toda a cúpula do Governo Federal”, avalia. Conforme o presidente, os municípios só têm a ganhar com essa representatividade. “Assim conseguimos trabalhar em conjunto para melhorar as nossas cidades e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, destaca.

O prefeito de Ventania ressaltou alguns dos debates do primeiro dia de Marcha, como o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), e o piso da Saúde, dos enfermeiros. “Vamos conversar sobre os recursos das prefeituras para arcar com os novos pisos salariais”, explicou Bittencourt.

Paraná deve receber R$ 927 milhões

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, durante a Marcha a Brasília, a estimativa do repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho, de setembro e de dezembro de 2022. No caso do Paraná, a estimativa é que os 399 municípios recebam R$ 927,84 milhões de repasses extras do FPM neste ano O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, disse que esta conquista só será possível por causa das lutas travadas pelas organizações municipalistas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE