PUBLICIDADE

Secretários de saúde da região debatem projetos em Carambeí

Encontro foi realizado nesta quarta-feira (17)

Encontro foi realizado nesta quarta-feira (17)
Encontro foi realizado nesta quarta-feira (17) -

Encontro foi realizado nesta quarta-feira (17)

Representantes de doze municípios da 3ª Regional de Saúde dos Campos Gerais participaram de uma reunião no gabinete da prefeita Elisangela Pedroso (PSB), em Carambeí, para tratar das necessidades locais de cada cidade na área da saúde. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (17).

O chefe da 3ª Regional, Robson Xavier, esteve presente com o objetivo de retomar um planejamento regional integrado, que teve início em 2019. O projeto aponta necessidades locais e soluções para intermediar as negociações entre município, estado e o governo federal, através do Ministério da Saúde. O Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também foi representado no evento.

Segundo Robson, há uma orientação do Ministério da Saúde para que cada cidade faça o levantamento de demandas e serviços de saúde. A região corresponde a 12 municípios e mais de 650 mil habitantes. “A relevância destas questões envolvem o direcionamento e alocação de verbas e recursos, por isso é necessário ouvir os prefeitos, os secretários de saúde, conselheiros municipais e gestores para o apontamento das reais necessidades da população”, completou.

Durante a reunião, foi constituído um documento que expressa as necessidades dos municípios que compõem a 3ª regional. As demandas serão encaminhadas e, posteriormente, discutidas com o Ministério da Saúde. Haverá uma mesa redonda entre as três esferas: município, estado e governo federal. “O sistema de saúde se constrói assim, com sensibilidade, de forma dialogada, participativa, buscando o consenso, ouvindo prefeitos e população”, avaliou Robson.

A anfitriã do evento e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, disse estar lisonjeada em receber os secretários da região e que a reunião é uma forma democrática de debater os problemas e as soluções particulares de cada município. “O diálogo técnico entre os municípios possibilita a construção de soluções de problemas que são conhecidos pelos gestores de cada cidade”, disse a gestora.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE