PUBLICIDADE

Programa 100% gratuito auxilia empresas a inovarem

Em Ponta Grossa e região estão disponíveis 44 vagas para os pequenos negócios e a inscrição pode ser feita até o dia 28 de junho

Sócios proprietários da K Comunicação Visual, Mário César e Rubia Kaminski, comemoram os avanços na empresa
Sócios proprietários da K Comunicação Visual, Mário César e Rubia Kaminski, comemoram os avanços na empresa -

Em Ponta Grossa e região estão disponíveis 44 vagas para os pequenos negócios e a inscrição pode ser feita até o dia 28 de junho

Já pensou em inovar na sua empresa implementando suas ideias de forma rápida e impactantes? Isso é possível com o Programa Brasil Mais, do governo federal, Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e que está com as inscrições abertas até o próximo dia 28. Totalmente gratuito, empresários de micro e pequenas empresas podem participar da jornada de inovação, no período de quatro meses, com acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI).

Com atendimento personalizado, ferramentas de autoavaliação e conteúdos específicos, o programa auxilia na melhoria da gestão, inovação e da produtividade. Para Ponta Grossa e região dos Campos Gerais são disponibilizadas 44 vagas para empresas de diversos setores. “É uma oportunidade para os empresários aumentarem a produtividade e competitividade com a promoção de mudanças rápidas, inovadoras, com baixo custo e de alto impacto num período de apenas quatro meses, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.

O empresário Vitor Abramo Vosgrau Correa, da Pousada Consulado, em Ponta Grossa, participou recentemente do programa, e conta que colocou em ordem cronológica seus projetos e estabeleceu um plano de marketing para o estabelecimento. “Com a pandemia tivemos que reprogramar algumas ações. Como eu não queria unir, em um mesmo local, diferentes públicos, estou planejando a abertura de uma pousada somente para turistas que vêm a passeio na cidade”, comenta.

A estimativa é abrir uma pousada em uma chácara, que fica nas proximidades da Cachoeira do Rio São Jorge, um atrativo turístico da cidade, com a oferta de café da manhã, além de espaço para camping – com cozinha comunitária - e plantio orgânicos. Com a aquisição de uma Kombi e de uma Rural, a ideia é realizar passeios com os frequentadores da pousada nos pontos turísticos. “O Programa também nos mostrou os caminhos para reduzir custos. Identificamos fornecedores específicos para nossas demandas e passamos a comprar de forma mais atrativa”, comemora.

Mudanças que ajudam a dinamizar o dia a dia das empresas. Foi o que aconteceu com a K Comunicação Visual, em Ponta Grossa. Por lá, um quadro de anotações, para o controle de pedidos de produtos e serviços, já não estava sendo suficiente para organizar o trabalho. “Através das dicas da Agente de Inovação mudamos toda a dinâmica e melhoramos os processos”, conta a sócia proprietária da empresa, Rubia do Rocio Ramos Kaminski.

Com a adoção do quadro Kanban, a empreendedora revela que mudou a forma de gerenciar o trabalho. “Com essa ferramenta ficou mais fácil de visualizar em que etapa está a produção, se o serviço já foi concluído e se a cobrança já pode ser realizada. Alterou totalmente a dinâmica da nossa atividade e organização dos processos. Foi uma ação simples, praticamente sem custos, pois foi feito com o reaproveitamento de material, mas que refletiu na organização da produção e no controle financeiro da empresa”, relata. Além disso, foi aperfeiçoada a planilha de controle de estoque da empresa, que antes funcionava na base no “olhômetro”.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE