PUBLICIDADE

Palmeira atualiza inventário e projeta ações para o turismo

Departamento de turismo detalha planejamento para os próximos meses e avalia variedade de opções para o público

Departamento de turismo detalha planejamento para os próximos meses e avalia variedade de opções para o público
Departamento de turismo detalha planejamento para os próximos meses e avalia variedade de opções para o público -

Allyson Santos

@Siga-me

Departamento de turismo detalha planejamento para os próximos meses e avalia variedade de opções para o público

A prefeitura de Palmeira atualizou, na última semana, o inventário da oferta turística com os dados referentes ao ano de 2021. Através do documento, é possível obter todas as informações sobre o município, desde a oferta de atrativos até equipamentos de apoio que o turista pode precisar durante a permanência na cidade, a exemplo de hospitais, farmácias, serviços de alimentos e bebidas, mercados, hotéis, entre outros. A chefe do Departamento de Turismo de Palmeira, Wilena Margraf, foi a entrevistada desta quinta-feira (10) no Painel Digital promovido pelo Jornal da Manhã e Portal aRede.

“Este processo de atualização, que mobilizou toda a nossa equipe, começou em janeiro deste ano. Nós já tínhamos como base o inventário de 2013 e 2014”, relata Wilena. A responsável pelo setor também relembra que o documento está disponível em formato de ebook nas redes sociais e no site oficial da prefeitura de Palmeira. Atualmente, o município está inserido nos mapas turísticos estadual e federal, o que possibilita um incentivo maior por parte do poder público na elaboração de atividades e a prestação de serviço de maneira regulamentada.

Ao analisar o novo inventário, é possível identificar uma série de atrativos que se encaixam nos mais variados segmentos. “Temos uma oferta muito rica nos turismos histórico, cultural, religioso e gastronômico. Outros pontos relevantes são as belezas naturais e o turismo rural, que dispõe de um imenso potencial em Palmeira”, destaca Wilena. A Colônia Witmarsum é a que concentra o maior número de visitantes na cidade atualmente. A área, fundada por alemães, reúne confeitarias coloniais, restaurantes típicos, lojas de roupa e decoração, um grande mercado, cervejarias, pousadas e ecoturismo.

Além da colônia, o turista que chega até Palmeira também pode visitar o Recanto dos Papagaios. Localizado às margens da BR-277, o espaço conta com áreas arborizadas, estruturas de lazer e piscinas naturais formadas pelo represamento das águas do Rio dos Papagaios. O recanto também abriga ainda a ponte centenária, considerada monumento de engenharia nacional, com dois arcos no vão central e totalmente construída em alvenaria de pedra.

De acordo com a chefe do departamento, o desenvolvimento de ações voltadas para o setor é feito com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) dos Campos Gerais. “Existe um diálogo constante com a entidade no processo de elaboração de estratégias para Palmeira. Temos a consciência de que é necessário pensar o turismo não só em nível municipal, mas também regional” destaca Wilena, relembrando a importância do fomento às viagens de curta distância neste momento da pandemia.

Município mantém expectativa para a retomada do setor

O Departamento de Turismo de Palmeira segue confiante para a retomada. A expectativa da responsável pela pasta é que a visitação aumente no 2º semestre deste ano, conforme aumente a cobertura de vacinação. “Sabemos que esse retorno ocorrerá de uma forma mais lenta. Temos aproveitado esse momento para planejar o setor internamente e conscientizar as pessoas que estão vindo para a cidade neste momento”, explica Wilena. O município está recebendo visitantes conforme as medidas sanitárias estabelecidas. Para mais informações, basta acessar as redes oficiais do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE