PUBLICIDADE

Prefeitura de Carambeí firma novo convênio com a UEPG

Iniciativa prevê a colaboração da universidade em atividades de assistência psicossocial no município

Iniciativa prevê a colaboração da universidade em atividades de assistência psicossocial no município
Iniciativa prevê a colaboração da universidade em atividades de assistência psicossocial no município -

Iniciativa prevê a colaboração da universidade em atividades de assistência psicossocial no município

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Prefeitura de Carambeí firmaram, na última semana, um convênio para a colaboração em atividades de assistência psicossocial no município. Durante alguns dias da semana, acadêmicos que participam do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Universitário da UEPG vão acompanhar e auxiliar na implantação das ações da Rede de Atenção Psicossocial em Carambeí.

Na ocasião, o reitor da universidade, professor Miguel Sanches Neto, reforçou a disposição da instituição em colaborar com os municípios da região dos Campos Gerais em parcerias de diversas áreas do conhecimento, e em especial na atenção básica em saúde. “Para nós, fortalecer a saúde nos municípios é, também, diminuir a quantidade ou a gravidade dos pacientes que chegam ao HU-UEPG”, destacou.

A nova parceria também foi comemorada pela prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), que comentou sobre a importância da atenção psicossocial, em especial durante o período de pandemia. “Esses residentes também vão ter um ganho de aprendizado na gestão em saúde. Vão acompanhar toda a estruturação da Rede”, aponta a chefe do Executivo.

Como conta a professora da UEPG, Lislei Preuss, que vai coordenar as atividades do convênio, a iniciativa deve aprimorar processos de trabalho, agregar novas aprendizagens e conhecimentos e ampliar o cenário de práticas profissionais específicas desta Residência. “A partir destes objetivos, pretende-se contribuir para a implantação da Rede de Atenção Psicossocial, conforme dispõe a Portaria 3.088 de 2011 do Ministério da Saúde, que abrange estruturar os atendimentos de saúde mental na Atenção Primária até as situações de urgência e emergência psiquiátricas. Acredita-se que este novo espaço contribuirá significativamente para a formação profissional específica dos/as Residentes”, diz.

Universidade mantém ações na região

Em abril deste ano, a UEPG assinou um acordo de cooperação junto ao município de Porto Amazonas. A parceria firmada entre o reitor Miguel Sanches Neto e o prefeito Elias Gomes da Costa (Podemos) prevê o fomento de projetos ambientais, educacionais e turísticos na cidade. Serão feitas atividades relacionadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, projetos ambientais sustentáveis, intercâmbio educacional, agroindústria e turismo rural. “Vamos transformar a nossa cidade com trabalho sério e focado”, afirmou Elias na época da assinatura.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE