PUBLICIDADE

Sebrae atende mais de 35 mil empreendedores em 2020

Consultorias e capacitações em temas como marketing digital, recursos humanos e finanças

Gerente do Sebrae/PR comenta sobre
atendimento a empreendedores durante pandemia
Gerente do Sebrae/PR comenta sobre atendimento a empreendedores durante pandemia -

Consultorias e capacitações em temas como marketing digital, recursos humanos e finanças

Ajudar as micro e pequenas empresas a superarem a crise causada pelo novo coronavírus foi o principal foco do Sebrae/PR, em 2020. Na região dos Campos Gerais não foi diferente. De março a dezembro deste ano, mais de 35 mil atendimentos foram realizados.

Apenas 1% desses atendimentos foi presencial e aconteceu a partir do mês de setembro. Receberam suporte do Sebrae/PR empresas de micro e pequeno porte, microempreendedores individuais e pessoas interessadas em abrir um negócio. A crise causada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus impulsionou o número de pessoas que buscaram no empreendedorismo uma alternativa de renda. Até mesmo, quem manteve seu negócio em atividade, precisou repensar pontos e se adaptar ao novo cenário com medidas restritivas.

A transformação digital foi um dos temas mais demandados pelos clientes. Com restrições na abertura do comércio, muitos empreendedores tiveram que aprender a vender pela internet e se relacionar pelas redes sociais com os clientes.

Além do marketing digital, com o suporte do uso de redes sociais, relacionamento com os clientes, as consultorias gratuitas também contemplaram informações sobre recursos humanos; finanças; na área contábil; plano de negócios e análise de viabilidade.

Também foram disponibilizados conteúdos para microempreendedores individuais sobre os direitos e obrigações, o passo a passo da formalização e orientações de gestão.

Desde o início da pandemia, o Sebrae/PR realizou, na região dos Campos Gerais, 54 eventos, entre palestras, cursos, webinars, com mais de 1 mil pessoas capacitadas, totalizando aproximadamente 160 horas. Foram mais de 3,6 mil horas de consultorias com subsídios, 9,5 mil orientações gratuitas e 20,5 mil informações. Tudo feito de forma gratuita para os empreendedores.

Guia de Tendências é disponibilizado aos empreendedores

Com um panorama detalhado sobre os rumos das tendências, exercícios de análise e aplicação dos negócios foi uma ferramenta disponibilizada no período, junto com o Guia de Markteplaces, para ajudar o empreendedor na escolha do parceiro de venda online. O empresário José Fernando da Silva Junior, procurou o Sebrae com o interesse de expandir a atuação “Estamos em operação há um ano e vimos que nosso negócio poderia ser replicado em outras cidades. O Sebrae nos deu todo o suporte necessário. Estamos otimistas para 2021”, conta o empresário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE