PUBLICIDADE

Irati tem uma das disputas mais acirradas dos Campos Gerais

Cidade soma sete candidatos na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura

Imagem ilustrativa da imagem Irati tem uma das disputas mais acirradas dos Campos Gerais
-

Cidade soma sete candidatos na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura

O município de Irati tem uma das disputas eleitorais mais acirradas de região dos Campos Gerais. Com 44.567 eleitores aptos a votarem, o município soma sete candidaturas aprovadas em convenções e que aguardam registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - quatro das candidaturas já foram registradas no sistema do TSE até o final da tarde desta quarta-feira (23).

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) buscará a reeleição, tendo como vice Ieda Waydzik (PV). Eleito para o primeiro mandato em 2016, Derbli lidera uma coligação que soma o grupo tucano, além do PV, PTB, DEM e Patriotas. Próximo ao Governo do Estado, Jorge defenderá os avanços e conquistas da atual gestão diante de seis candidatos de variadas orientações políticas e ideológicas. No pleito, há três coligações com ‘partido único’ na disputa.

O PSL, por sua vez, lançou Frederico Ruva Neto e Margareth Farago Mauda como candidato a prefeito e a vice-prefeita - o partido optou por não coligar com outras legendas. Outra legenda que optou por não fazer coligações foi o AVANTE, antigo PTdoB - a legenda optou pelo nome de Marcos Antônio Gonçalves e Álvaro Fabiano de Oliveira, como candidato a prefeito e a vice.

Por sua vez, o MDB optou pelo nome de Josué Hilgemberg que terá como vice Eniceu Caetano da Silva do PTC a coligação ainda conta com o Republicanos. Já o PDT aposta no nome de Rafaela Maria Ferencz e como candidato a vice, Alceu Hreciuk, do PSB. Mais à esquerda, figura a candidatura de João Luís Dremiski (PCdoB) e de Claudete Basen (PT), como candidato a prefeito e vice.

Por fim, o ex-vereador do município, Emiliano Gomes (PSD) entra na disputa tendo como vice o médico e ex-gestor municipal, Felipe Lucas (PSC) - a dupla configura como candidato a prefeito e vice, respectivamente. A coligação de Emiliano e Felipe conta ainda com a participação do Cidadania.

Prazo para registro segue até o dia 26

O prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral segue até dia 26 de setembro. De acordo com o Fórum Eleitoral de Irati, grande parte dos pré-candidatos já deram entrada no processo de solicitação do registro. “Já realizamos uma análise superficial para controle interno e, a princípio, as candidaturas não apresentam nenhum problema. Mas o prazo ainda está vigente e somente após a data oficial poderemos acompanhar as campanhas”, disse o técnico judiciário Dirceu Wrobel Junior.

Disputa pela Câmara

Em Irati, são 10 vagas disponíveis à disputa. Ao todo, apenas 34 candidatos registraram a candidatura no sistema de Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o prazo também segue até o próximo dia 26. Pela primeira vez, os partidos disputarão as vagas sem poderem realizarem convenções.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE