Hospital de Telêmaco Borba recebe primeiro paciente | aRede
PUBLICIDADE

Hospital de Telêmaco Borba recebe primeiro paciente

Homem de 72 anos de Ortigueira precisou ir para a UTI. Unidade hospitalar estava em obras há mais de dez anos

São 40 leitos, 30 clínicos e 10 de UTI
São 40 leitos, 30 clínicos e 10 de UTI -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Homem de 72 anos de Ortigueira já estava em observação na instituição de saúde. Unidade hospitalar estava em obras há mais de dez anos

O primeiro paciente atendido pelo Hospital Regional de Telêmaco Borba é um homem de 72 anos, residente de Ortigueira, que teve o diagnóstico confirmado de Covid-19 no início da semana. Desde o dia 1º o paciente estava internado e precisou de cuidados intensivos nesta quinta-feira (4), quando foi transferido para uma UTI no Hospital.

“Se esse hospital não estivesse em funcionamento, o paciente teria que ser deslocado pelo menos 120 quilômetros até uma unidade SUS com UTI para o suporte que ele precisa. Agir rápido e com precisão é o necessário em momentos críticos de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ele explicou que embora a estrutura já estivesse construída e com equipamentos tudo precisou de revisão e ou manutenção para verificar as condições que estavam pelo tempo que ficou sem funcionar. “Sabemos que esta unidade contou com a colaboração de muitos governos anteriores para a sua construção e compra de equipamentos, mas ainda não estava funcionando. Precisamos correr contra o tempo nos últimos meses para revisar tudo o que já existia e estava parado mesmo sem uso para ter certeza de que funcionava e ter a garantia de que os pacientes serão bem atendidos”.

Foram trocados, por exemplo, toda a tubulação de gases e rede elétrica do prédio. O sistema hidráulico foi totalmente revisado e o sistema de aquecimento de água foi modernizado.

O hospital de Telêmaco Borba tem 40 leitos em funcionamento, sendo 10 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria. O local está em funcionamento desde o dia 1º de junho sob a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, funciona 24 horas e conta com 90 pessoas trabalhando, entre profissionais de saúde, limpeza, segurança, jardinagem, manutenção, administração.

A unidade hospitalar oferece suporte para população de sete municípios: Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.

LEGADO

Com a pandemia pelo novo coronavírus, a estratégia do Governo do Estado foi investir em estruturas permanentes para ampliar os leitos e deixar a rede de saúde mais robusta. “Pensamos junto com o governador Ratinho Júnior em reforçar os nossos leitos de maneira não temporária. Já tínhamos unidades hospitalares em andamento e após estudos replanejamos e aceleramos as obras”, disse Beto Preto.  

O hospital em Telêmaco Borba é uma das três unidades que o Governo do Estado acelerou a finalização das obras para colocar em funcionamento a estrutura para assistência a pacientes Covid-19. Os outros dois são em Ivaiporã e Guarapuava.

PARCERIA

A indústria Klabin investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão em equipamentos, adequação e manutenção de estruturas de segurança e obras no Hospital, o que possibilitou otimizar a liberação da estrutura para atendimento à pacientes Covid-19.

FUNCIONAMENTO

O Hospital recebe pacientes encaminhados de outras unidades de saúde, por isso as pessoas que precisarem de atendimento na região não devem ir até o Hospital. O tipo de fluxo organizado para a unidade de Telêmaco Borba funciona integrado à Central de Regulação de Leitos do Estado que direciona os pacientes já atendidos para o local mais próximo de sua residência.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE