PUBLICIDADE

Professora desenvolve projeto sobre inteligência emocional

Atividade aconteceu em Palmeira com alunos da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira

Atividade aconteceu em Palmeira com alunos da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira
Atividade aconteceu em Palmeira com alunos da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira -

Atividade aconteceu em Palmeira com alunos da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira

Através de atividades relacionadas a saúde física, juntamente com a criação de um diário de alimentação saudável, palestras com profissionais da área, entre outras atividades, a professora Amanda Fernanda Lourenço dos Santos, do 5°ano da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira, começou a trabalhar a conscientização sobre escolhas para um estilo de vida e o projeto ‘Cidadão de mim’ voltou-se para a área de inteligência emocional.

Dentre as atividades realizadas na primeira fase do projeto, uma escola do campo participou de um bate papo sobre a alimentação e cuidados com a saúde, e foram recebidos com o suco verde preparado pelos alunos do Eurides. “Dentre outras atividades, tivemos também a macro ginastica, uma atividade física de mães e filhos, realizamos também uma feira de ‘escambo’, na qual os alunos trocaram objetos que já não serviam mais. Essa pratica gerou solidariedade entre eles”, contou a professora.

Ao final da primeira fase os alunos participantes do projeto praticaram exercícios de meditação consciente, que auxilia no dia a dia, na alimentação e nos estudos.

Amanda conta que a segunda fase do projeto teve início após um curso online sobre boas escolhas. “Tive a oportunidade de fazer um curso sobre boas escolhas e o conteúdo me levantou um alerta. Percebo que as crianças passam muito tempo online e não tem a maturidade para agir na rede. O trabalho do projeto seguiu nessa linha”, disse.

A partir disso a professora introduziu o tema bullying. Ela levou para a para sala de aula alguns vídeos e matérias que geraram debates sobre o assunto. “Muitas atividades foram realizadas, os alunos confeccionaram cartazes, realizaram uma visita na Rádio Ipiranga, visitaram a Secretaria Municipal de Educação para conversar com a secretária interina, Lucimara Candéo, falaram sobre o Minibol e os efeitos educativos. Eles também receberam uma palestra com dois gamers sobre cyber bullying e segurança online, além da produção de vídeos para a rede social da escola, onde eles têm publicado seus materiais e dicas de atividades para os pais em casa”, comentou a Amanda.

A partir dessas ações, semanalmente as atividades dos alunos serão publicadas também no Facebook da Secretaria Municipal de Educação com a hashtag #DicadoAlunoEuridesParaoAlunoPalmeirense. “A ideia é colocar o protagonismo das crianças e autonomia além dos muros da escola. Semanalmente colocamos a ‘dica família da semana’ no Facebook da escola e agora queremos expandir para a melhor visualização da comunidade através da página da Secretaria”, finalizou a professora.

Candéo parabenizou a professora Amanda pela iniciativa, criatividade e envolvimento com esse projeto. “Presenciei o entusiasmo dos alunos ao realizar diversas atividades, estudando sobre os assuntos abordados, preocupados com o bullying e com a influência das tecnologias na vida das crianças. Creio que através de diversas abordagens vivenciadas os alunos poderão fazer melhores escolhas para terem uma vida melhor”, disse a secretária interina.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE