PUBLICIDADE

PG e Carambeí unem forças para recuperar Alagados

Prefeito Osmar Blum (PSD) se reúne nesta quinta-feira (15) com vereador de Ponta Grossa, Pastor Ezequiel (PRB) para traçar estratégias. Grupo alerta para baixo nível de água.

Imagem ilustrativa da imagem PG e Carambeí unem forças para recuperar Alagados
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me

Prefeito Osmar Blum (PSD) se reúne nesta quinta-feira (15) com vereador de Ponta Grossa, Pastor Ezequiel (PRB) para traçar estratégias. Grupo alerta para baixo nível de água.

A luta pela recuperação da Represa dos Alagados deve ganhar um importante apoio a partir desta quinta-feira (14). O vereador Pastor Ezequiel Bueno (PRB), que encabeça as discussões em Ponta Grossa sobre o tema, se reúne com o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD) para traçar estratégias visando a recuperação da represa e de toda a bacia. O encontro acontece em Carambeí.

O baixo nível d’água registrado nos últimos anos vem chamando a atenção de moradores e lideranças comunitárias de bairros do entorno, que se mobilizaram para resolver o problema. Segundo o vereador, a preocupação inicial diz respeito à responsabilidade do assoreamento e da manutenção do espaço. Como os contratos com a Copel e a Sanepar são muito antigos, existe uma dificuldade das autoridades em encontrar documentos que contenham as obrigações das empresas em relação à manutenção da área.

Durante a sessão da Câmara de Ponta Grossa desta quarta-feira, Ezequiel pediu que os demais vereadores se unam para cobrar providências em relação ao assunto. “Se mais algum vereador quiser ajudar, por favor. Não é uma batalha minha, é uma luta de todos. Gostaria que a Prefeitura tomasse providências para que possamos chegar ao Executivo estadual”, contou.

Ezequiel afirma que é necessário urgência na realização de um processo de dragagem da bacia. Para isso, o vereador encaminhou à Prefeitura um ofício solicitando a criação de um grupo gestor para trabalhar com o tema – o documento foi encaminhado ao secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros. “Garanto que ninguém quer ver a represa destruída. Mas para isso precisamos agira rapidamente e construir uma equipe técnica para tratar do assunto”, disse.

Além do vereador, o assunto também é discutido pelo Iate Clube de Ponta Grossa, pela Associação de Moradores do Alagados (AMA) e por lideranças da Vila Ernestina. Os envolvidos também pedem um investimento para que seja feita a captação da água da chuva em toda a bacia do Alagados.

Objetivo é conseguir apoio do Estado

A iniciativa do vereador busca o apoio do governo do Estado para solucionar o problema do Alagados. Em junho, Pastor Ezequiel se reuniu com o deputado e líder do governo de Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri (PSD), para discutir sobre o tema. O líder se comprometeu a levar o debate para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcio Nunes, que visitou Ponta Grossa recentemente e foi informado das demandas na bacia. Até o momento, no entanto, nenhuma solução foi anunciada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE