Carambeí promove rodas de conversa e cultiva memórias | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí promove rodas de conversa e cultiva memórias

Colégio Estadual&nbsp; otimiza disciplina escolar ao aplicar&nbsp;<span style="font-family: inherit;">bate-papo entre&nbsp; gerações com alunos e idosos</span>

Contação de histórias resgata lendas dos Campos Gerais e encanta crianças e idosos em roda de conversa em Carambeí
Contação de histórias resgata lendas dos Campos Gerais e encanta crianças e idosos em roda de conversa em Carambeí -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Colégio Estadual  otimiza disciplina escolar ao aplicar bate-papo entre  gerações com alunos e idosos

“Observo em cada olhar a vontade de ouvir e a sede de aprender”. A pouca idade de Yasmim, aluna do 8º ano do Colégio Estadual Carlos Ventura do município de Carambeí não a impediu de tirar o máximo proveito de todo o conhecimento passado pelos contadores de historia que tiveram por lá. A frase que inicia este texto é dela, uma das alunas que participou das rodas de conversa intergeracionais promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura para o projeto ‘Contos e Lendas’ da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Em Carambeí foram 150 pessoas envolvidas, 70 alunos e 80 idosos do Centro de Convivência do Idoso. “Independente do projeto queremos marcar outras rodas de conversa para cultivar a memória e a cultura do nosso povo”, antecipa o diretor do departamento Municipal de Cultura, Rosnei de Oliveira, destacando a ótima participação da comunidade por lá. “Após a roda de conversa outros idosos vieram nos procurar para dizer que também tinham mais histórias para contar”, relata o diretor.

No Colégio Carlos Ventura, Henrique Geraldo Harms, de 79 anos, e Orlando Machado, com seus 78 anos, foram convidados para relatar seus contos e lendas de Carambeí. Histórias que marcaram o início da colonização holandesa na Vila de Carambeí, na época distrito de Castro, e também outras mais assustadoras foram relatadas.

Os ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ viraram até disciplina a ser estudada pelos alunos do 8º ano do Colégio Estadual. A professora de português Sanny Duarte propôs a seus alunos a produção de textos a partir do relato das histórias. “O pessoal da Secretaria me propôs a utilização e achei ótima a ideia”, contou. 

Com o gênero, ‘Memórias literárias’, os alunos produziram ótimos textos. “Os melhores estão expostos lá no Mural da Escola”, exultou a professora, destacando a participação efetiva dos alunos e o empenho ao produzir as redações, que superaram as expectativas. “A partir dos contos ouvidos nas rodas de conversa, tal texto foi produzido como se eles estivessem contando a estória”, relatou.

Orlando Machado recupera a história ‘A visagem do gato’

Em Carambeí, a história que virou notícia no quadro ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ no programa Tribuna da Massa foi contada pelo senhor Orlando Machado. Ele se deparou com ‘A visagem do gato’ quando tinha seus 15 anos de idade e iniciou seu primeiro trabalho. “Comecei a trabalhar em Catanduvas, distrito de Carambeí. Imagine você, se Carambeí era pequena, Catanduvas era um ovo”, relatou, lembrando de seu ofício, de tirar leite das vacas. Falando em tirar leite de vacas, a outra história resgatada pelo projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ no município de Carambeí, foi a do Petiço, um animalzinho muito trabalhador que ficou famoso no tempo em que os holandeses começaram a chegar naquela região. O petiço era responsável pelo transporte da produção leiteira da época. Esta história será conhecida após a publicação da coletânea de livros com os causos dos 19 municípios da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Confira a reportagem da Rede Massa:
‘A visagem do gato’  https://www.youtube.com/watch?v=igyQwzz1_pc

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE