PUBLICIDADE

Aeroparque entra em operação na região de PG

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Inaugurado no último final de semana, na Colônia Witmarsum,&nbsp;<span style="font-family: inherit;">empreendimento tem preços mais acessíveis que o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba</span></b>

Inaugurado no último final de semana, na Colônia Witmarsum, empreendimento tem preços mais acessíveis que o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba
Inaugurado no último final de semana, na Colônia Witmarsum, empreendimento tem preços mais acessíveis que o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba -

Inaugurado no último final de semana, na Colônia Witmarsum, empreendimento tem preços mais acessíveis que o aeroporto do Bacacheri, em Curitiba

O Aeroparque Aldeia da Serra foi oficialmente inaugurado no último sábado, dia 14, no município de Palmeira (região dos Campos Gerais), a 45 quilômetros de Ponta Grossa, na Colônia Witmarsum. O empreendimento dos empresários Wagner Aichner e Aliceu Cezário, vai atender proprietários de aviões executivos, piloto desportivos, pilotos proprietários e empresas de táxi aéreo. Dentre as vantagens do empreendimento está os custos menores do que os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais e do Bacacheri, em Curitiba.

O vice-governador Darci Piana esteve presente à inauguração realizada para um grupo de empresários e pessoas ligadas à aviação. Dentre as personalidades presentes estava o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; o presidente do Grupo Ocepar, José Roberto Riecken, o deputado estadual Alexandre Curi, o empresário e diretor da RIC TV Paraná, Leonardo Petrelli Neto, entre outros. “A gente ama aviões e a aviação em geral. Conseguimos realizar um sonho de toda uma vida com a inauguração deste aeródromo”, comentou Wagner Aichner, um dos empreendedores do aeródromo.

O empresário catarinense Carlos Eduardo Skalee é proprietário de um hangar no aeródromo e instalou suas duas aeronaves (um turbo hélice e um avião experimental) no espaço desde 2015. “O espaço aqui superou as expectativas. Tenho certeza que vai atrair muitos usuários do aeroporto do Bacacheri, graças à estrutura, ao preço e tem uma facilidade de acesso a Curitiba é muito grande”, disse Skalee.

Luís Debes será o diretor social do aeroparque. Ele considera que os dois sócios do local foram visionários com este empreendimento. “É um lugar com muita circulação de gente e de empresários. Já é um sucesso e vai ser cada vez mais. É uma obra de primeiro mundo”, disse Debes. Ele pretende realizar eventos anuais, unindo o gosto do público pela aviação e por gastronomia. “Vamos realizar anualmente o Fly In, um evento que reunirá a presença do público no espaço com a gastronomia da região, muito prestigiada”, disse o diretor social.

A designação aeródromo é dada a uma área que possui a infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves. Geralmente chama-se de aeródromo por ser de caráter privado. Os aeroportos são espaços públicos.

O Brasil tem 2.039 aeródromos privados, mas apenas 77 deles operam nas mesmas condições do Aldeia da Serra. A pista tem 1500 metros de comprimento e 23 mestros de largura, suportando aeronaves de até 22 toneladas e funcionará 24 horas por dia para pousos e decolagens. O novo aeródromo fica uma área de 700 mil metros quadrados no município de Palmeira (PR), na Colônia Witmarsum, próximo da BR 376, que liga Curitiba a Ponta Grossa, uma das principais rodovias do estado do Paraná, por onde passa boa parte da produção industrial e agrícola do estado.

Para a manutenção do aeroparque, o planejamento prevê a comercialização de espaços para a construção de hangares. Já foram comercializados 37 espaços e 15 hangares estão em pleno funcionamento. Cada espaço tem 600 metros quadrados. Na primeira fase do projeto espera-se comercializar 62 áreas e no final da segunda fase serão 124 hangares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE