PUBLICIDADE

Tibagi oferece diversas opções de turismo e aventura

Expectativa é manter a tradição de pousadas, hotéis e operadoras lotados durante o Carnaval

A cidade oferece uma vasta lista com opções de passeios ao ar livre
A cidade oferece uma vasta lista com opções de passeios ao ar livre -

Expectativa é manter a tradição de pousadas, hotéis e operadoras lotados durante o Carnaval

O Carnaval 2019 está chegando e muitos turistas desembarcam em Tibagi para curtir o maior Carnaval dos Campos Gerais. Além da festa de Momo, Tibagi também tem grandes atrativos e belezas naturais que esperam receber muitos turistas. A gerente da Secretaria Municipal de Turismo, Kellin Ramos, espera que o município mantenha a tradição de pousadas, hotéis e operadoras lotados durante o Carnaval. “Algumas operadoras já estão com pacotes reservados desde o ano passado e aumentam sua estrutura para atender a demanda nos cinco dias de festa. Pousadas e hotéis, além de todo o comércio, também se preparam especialmente para o evento. A nossa expectativa é a melhor possível”, disse.

As operadoras de turismo do município ofertam esportes radicais e também hospedagem individual ou para grupos. Para o representante da Guartelá Ecoturismo, Pedro Lucas Ubaldo, o Carnaval é uma das melhores épocas do ano. “Estamos na expectativa de que aumente o número de procura. Nossas hospedagens já estão quase todas lotadas e mais perto da festa os turistas começam a agendar os passeios”, informou.

Confira agora uma lista especial dos principais atrativos para quem gosta de turismo de aventura ou esportes radicais:

Parque Estadual do Guartelá

Um dos grandes cartões postais de Tibagi é Parque Estadual do Guartelá, localizado na PR 340, km 247, sentido Castro, ele abriga o Cânion Guartelá, sexto maior Cânion do mundo. O parque conta com duas opções de passeio, a trilha básica que é autoguiada e passa pelos três principais pontos do parque: Mirante com vista do Cânion do Rio Iapó, Cachoeira da Ponte de Pedra (com 200 m, para ir na Cachoeira possui uma subida com pedras e não é permitido banho) e os Panelões do Sumidouro ou Pedregulho (permitido banho). A outra trilha é a trilha das pinturas rupestres, que deve ser feita com um guia e agendada com dois dias de antecedência em uma das operadoras de turismo da cidade.

O Parque Estadual do Guartelá não conta com estrutura de restaurante e lanchonetes. O indicado é vir até a o município para fazer uma refeição. Para quem quiser fazer um lanche, pode saborear na Parada do Guartelá, na entrada do Parque. O Parque funciona de quarta-feira a domingo e feriados nacionais das 09h às 16h30, podendo ficar até as 18h. Segunda e terça-feira fechado para manutenção, segundo orientações do IAP, que é a unidade gestora do Parque, mas durante o Carnaval o parque abrirá normalmente durante os cinco dias de festa.

Saltos Puxa Nervos e Santa Rosa

Para quem gosta de cachoeira, Tibagi conta com dois belíssimos saltos, o Salto Santa Rosa e o Salto Puxa Nervos, que ficam a 15 quilômetros do centro da cidade, na localidade do Barreiro e são ótimos para prática de rapel e cascading, que devem ser contratados com as operadoras de turismo. O Salto Santa Rosa conta com uma queda de 60 metros que forma uma belíssima piscina natural. O local que abriga a cachoeira, conta ainda com trilhas para ecoturismo, pousada e área de camping. Infelizmente não é possível banhar-se na cachoeira, mas tem tobogã e piscina natural. A entrada no Salto custa R$ 15,00 e devem ser pagas somente em dinheiro. O contato é através dos telefones (42) 9 8812-3827 / 9 8812-1266.

O Salto Puxa Nervos tem aproximadamente 50m de altura. Caminhando 600m por uma fácil trilha, com direito a pontes de madeira e metálica, chega-se ao majestoso salto, incrustado entre apertadas paredes rochosas, cobertas de diferentes espécies vegetais, o que o torna ainda mais especial. Ainda existe um arroio na propriedade onde é possível se banhar. O valor de entrada no salt é de R$ 5,00. O local ainda conta com opção de cavalgada, alimentação e café colonial.

Fenda do Nick

A Fenda do Nick fica localizada na PR-340, aproximadamente 40 quilômetros da sede. Formada por abalos tectônicos, a distância dos paredões é de 1,5m, altura dos paredões é de 30m, com a extensão de quase 1 km, trilha de fácil acesso. A Fenda encanta pelo contato com a natureza. Localizada em propriedade particular, obrigatório contratar guia através de uma das operadoras de turismo disponíveis na cidade.

Morro da Comuna e Jacaré

Outro grande atrativo para quem gosta de aventura são os morros da Comuna e Jacaré, que ficam no Barreiro. O Morro da Comuna é um excelente local para pratica do voo livre e diversos eventos da modalidade já foram praticados no local. O Morro do Jacaré leva esse nome pelo formato de jacaré é uma ótima opção para tirar fotos e para pratica do voo livre. O Morro do Jacaré fica em uma propriedade particular e as visitas devem ser notificadas antes através do telefone (42)99143-1254.

Rio Tibagi

O Rio Tibagi é um ótimo lugar para pratica de esportes radicais, em Tibagi as operadoras de Turismo ofertam várias opções como o rafting, uma descida no rio através de botes infláveis, o boia cross que é uma descida em bóias individuais feitas no arroio da ingrata, o rapel que é uma técnica vertical de descida vertical realizada no Vale do Suçuarana e Salto Puxa Nervos e o Cascading que é o rapel nas cachoeiras. Todos esses esportes são praticados mediante contratação de guia com as operadoras de turismo do município.

Balonismo

Durante os dias de carnaval a Trip Tibagi realizará trilhas exclusivas e também o festival de Balonismo, como voos às 6h e às 15h30. Os eventos são particulares e devem ser confirmados através do telefone (42) 999795162.

Confira o contato das operadoras de turismo para agendar seu passeio:

Operadoras de Turismo

Guartelá Ecoturismo

Rafting, Rapel, Boia Cross, Trilhas, Cavalgada e Hospedagem

(42) 3275-2007

(42) 99842-8956 www.tibagiturismo.com.br

Endereço: Rua Frei Gaudêncio, 1059

Tibagi Aventuras

Rafting, Cavalgada, Rapel, Cascading, Trilhas e Hospedagem

(42) 3275-2778

(42) 99914-3516 www.tibagiaventuras.com.br

Endereço: Rua Ana Beje,670

Parada do Guartelá

Trilha Fenda do Nick, Rapel, Cascading, Trilha e Hospedagem

(42) 98874-7430

www.guartela.tur.br

Endereço: entrada do Parque Estadual do Guartelá

Guartelá MTB

Trilhas e Cicloturismo

(42)99868-3281 www.guartelamtb.com.br

Endereço: Avenida Homero Talevi Campos, 244, entre o Mirante e o Posto Guapo.

Trip Tibagi

Balonismo e Trilhas

(42) 999795162

Com informações da Assessoria de Imprensa

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE