Juca Sloboda é mais uma vez aclamado presidente da AMCG | aRede
PUBLICIDADE

Juca Sloboda é mais uma vez aclamado presidente da AMCG

Prefeito de Jaguariaíva comandará a Associação por mais um mandato e quer implementar projetos na região

Imagem ilustrativa da imagem Juca Sloboda é mais uma vez aclamado presidente da AMCG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Slobodá (DEM), foi aclamado pela segunda vez como presidente da Associação dos Municípios dos Campos Geais (AMCG) nesta sexta-feira (2). Após comandar a entidade em 2017, Sloboda foi reeleito ao cargo por mais um ano em uma chapa formada pelo prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Mattos (PDT), como vice-presidente, o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (PMDB) como tesoureiro e o prefeito de Ventania, Antonio Helly Santiago (DEM) como secretário

Juca visitou a redação do Jornal da Manhã e do portal aRede e durante uma sabatina comentou aspectos sobre o novo período no comando da AMCG. “Teremos novos desafios, mas esperamos um ano com muito trabalho e também conquistas”, adianta. Entre os desafios para 2018 na região, o presidente eleito citou a efetivação do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Urgência e Emergência dos Campos Gerais, o CimSamu.

O Consórcio teve o regulamento criado na manhã desta sexta-feira, após a reunião em que ocorreu o processo eleitoral. “Além disso, a AMCG exerce papel importantíssimo neste ano em que a população irá escolher seus deputados, governadores e presidente”, avalia Sloboda, destacando que os prefeitos da região devem levar suas reivindicações para serem incluídos nos planos de governo.

A reunião de posse da nova diretoria deve ocorrer no mês de março no município de Tibagi em data a ser definida. “Em 2017 a maioria das reuniões ocorreu em Ponta Grossa, portanto em 2018 vamos voltar a descentralizar nossos encontros para podermos trocar experiências em outros municípios”, conta Sloboda. Na visão do presidente reeleito, o principal desafio da AMCG será de seguir buscando a interiorização do desenvolvimento.

Juca lembrou que os membros da AMCG participaram efetivamente de debates importantes para os municípios. “Estivemos em Brasília discutindo com as lideranças federais questões como o pagamento da dívida dos municípios com o INSS e também a prorrogação do prazo para quitação de precatórios”, contou o presidente da AMCG. Além do debate sobre a dívida com o INSS e precatórios, Sloboda ressaltou a busca por recursos e avanços, como é o caso dos distritos industriais regionais.

Prefeitos formam Conselho Fiscal

Além da chapa da nova diretoria, outros gestores municipais foram eleitos para compor o Conselho Fiscal da Associação, Nerilda Aparecida Pena de Arapoti, Lauir de Oliveira de Imbaú, Luiz Bluim de Ipiranga, Lourdes Bannach de Ortigueira, Osmar Blum de Carambeí e Antonio Polatto de Porto Amazonas. “Agradecemos aos integrantes do Conselho que aceitaram a missão de ajudar a administrar e também de fiscalizar nossa entidade”, destacou o presidente reeleito.

Samu Regional define regras de atuação

Após anos de debates e questionamentos, a Associação dos Municípios dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) conseguiram criar um novo Consórcio que irá regular o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência na região dos Campos Gerais, o CimSamu. A fundação do CimSamu ocorreu nesta sexta-feira (2) após discussão e aprovação do estatuto do novo Consórcio.

Puderam participar da aprovação do estatuto somente os municípios que já tiveram a lei de criação aprovada por suas Câmaras Municipais. Portanto, somente doze municípios constam hoje como ‘beneficiários’ do CimSamu: Arapoti, Carambeí, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba e Ventania.

Após a aprovação do estatuto e composição da comissão provisória, outras fases devem ser finalizadas para que o Samu inicie efetivamente o seu funcionamento nos Campos Gerais. Como a estruturação das bases para o serviço. O desenho de onde estarão as Unidades de Saúde Básica (USB)s e as Unidades de Saúde Avançadas (USA) já foi apresentado aos gestores da região, mas ele ainda pode sofrer adequações, conforme a necessidade.

Outros processos, como as operações aeromédicas e também a elaboração de um concurso público para a contratação de pessoas para o CimSamu devem ocorrer nos próximos meses. Após todas essas fases é que se dará a operacionalização do Serviço. “Mas a expectativa é que no mês de agosto esteja em funcionamento”, prevê o presidente do CimSaúde, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE