PUBLICIDADE

Agentes encontram larvas do mosquito da dengue

Gabriel Sartini

@Siga-me

A população deve reforçar as medidas de combate à dengue. Isso porque, durante monitoramento em pontos estratégicos na última semana, agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde de Castro, na região dos Campos Gerais, encontraram larva do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em estabelecimento na área central de Castro. Com a descoberta, os agentes realizaram monitoramento intensivo na região próxima ao local e encontraram mais dois focos de larva: em uma residência e em local público.

“Não existe surto de dengue em Castro e também não temos nenhum caso da doença registrado no município. Mas, o fato de termos encontrado larva do mosquito significa que as medidas de combate e prevenção devem ser tomadas em toda a cidade e por todas as pessoas”, aponta a secretária municipal da Saúde, Eliana Selmer.

Para combater de maneira eficaz a dengue, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Natalie Cotrim Zahdi, explica que é preciso acabar com tudo que possa se transformar em foco do mosquito. Combater a dengue exige medidas simples que devem ser adotadas por toda a população: é preciso manter bem tampados tonéis e barris d'água; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de escorrer pelas calhas; fechar bem o saco de lixo e deixá-lo fora de alcance de animais; não deixar água acumulada sobre a laje; manter a caixa d'água bem fechada e colocar uma tela no ladrão da caixa d'água; virar as garrafas com a boca para baixo e evitar o acúmulo de água dentro delas. “O mesmo cuidado deve ser tomado por quem leva flores ao cemitério. É preciso fazer furos nos pratos das plantas para que a água não acumule ou colocar areia nos vasos”, complementa Natalie.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE