Startups geram soluções ao agronegócio no Agroleite | aRede
PUBLICIDADE

Startups geram soluções ao agronegócio no Agroleite

Pavilhão da Inovação, no Agroleite, gerou oportunidades para startups na cadeia de valor

Equipe vencedora do Hackathon Agroleite levou prêmio em dinheiro
Equipe vencedora do Hackathon Agroleite levou prêmio em dinheiro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pavilhão da Inovação, no Agroleite, gerou oportunidades para startups na cadeia de valor

Um sistema capaz de medir o volume de grãos dentro de silos, reduzindo o tempo de trabalho e o contingente de funcionários. A solução foi desenvolvida por uma equipe de cinco acadêmicos, do curso de Engenharia Eletrônica, de Curitiba, e venceu o Hackathon Agroleite, uma das ações da Semana da Inovação, que aconteceu na última semana, durante o Agroleite, em Castro, no Pavilhão da Inovação. No espaço, o Sebrae/PR e a Castrolanda disseminaram a inovação e novas tecnologias para o agronegócio.

Raphael Brandão, um dos membros da startup Hello Soluções em IoT e Engenharia, explica que o sistema escaneia a superfície da massa de grãos e aponta, por meio de cálculos e gráficos, o volume presente no silo. “Essa contagem acontece ainda de forma manual, necessita de um contingente elevado de funcionários e ainda oferece riscos de acidentes, como soterramentos. Com o sistema o trabalho fica muito mais ágil e seguro”, assegura.

A ideia, conforme Raphael, é usar o prêmio de R$ 5 mil para investir no desenvolvimento de uma nova versão da solução e buscar investidores. “O Hackathon gerou um networking incrível com pessoas da área de negócios. Estamos otimistas com o resultado alcançado no evento”, comenta Raphael.

A startup REP, de Ponta Grossa, levou o segundo lugar na maratona, com um prêmio de R$ 3 mil. Composta por dois acadêmicos e um profissional da área de Engenharia Mecânica, a equipe desenvolveu um plugin que completa o ERP da cooperativa, que é o sistema integrado de gestão. “Esse plugin é mais inteligente, seguro e agiliza a transferência de informações de dados”, garante um dos membros da equipe, Paulo Gustavo Isepan. A terceira colocação ficou com a startup Steinkirch.

Ao todo, o Hackathon Agroleite contou com a participação de oito startups de diferentes regiões, que foram avaliadas por 15 mentores, entre eles cooperados e investidores, além de profissionais de mercado, designers e da área de marketing.

Para o gerente de Estratégia e Inovação da Castrolanda, Márcio Copacheski, o Pavilhão da Inovação cumpriu seu objetivo ao disseminar a cultura da inovação entre os cooperados, clientes, produtores rurais, fornecedores, entre outros participantes. “O fluxo de pessoas que passou pelo espaço superou nossas expectativas. A ideia é reprogramar o Pavilhão para 2020, quando acontece a 20ª edição do Agroleite, tendo como tema principal, a inovação”, comenta.

Battle of Innovation

O Pavilhão da Inovação também foi palco do Battle of Innovation, competição para apresentar ideias e negócios e que teve seis finalistas. A equipe campeã foi a startup Pack ID, de Chapecó (SC), que ganhou ingressos para a 5ª edição do Case, um dos mais importantes eventos para startups da América Latina, que acontece em novembro, em São Paulo.

A startup oferece um sistema de monitoramento, que utiliza sensores, em tempo real, de temperatura e umidade, com foco na prevenção da perda de produtos. “Atuamos em toda a cadeia de distribuição de alimentos, desde a indústria até o supermercado, com clientes nas áreas de carnes, lácteos, sorvetes, transporte frigorificado, entre outros”, explica o CEO Thales Akimoto.

A startup Central de Materiais, de Campo Largo, ficou com o segundo lugar. Quatro dos 13 integrantes da equipe participaram da batalha e esperam ganhar ainda mais visibilidade. A startup é uma plataforma de marketplace, de economia circular, que comercializa máquinas e equipamentos usados e resíduos. “A participação na batalha serve como validação do nosso negócio”, diz o empresário Márcio Léo Danielewicz. A terceira colocada foi a startup Bley Energias.

Para o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a parceria com a Cooperativa Castrolanda, com o Pavilhão da Inovação, reforça a importância do envolvimento de grandes empresas e cooperativas para o fortalecimento do ecossistema de inovação dos Campos Gerais. “A adesão dos grandes negócios é um fator motivador para que as pequenas empresas também tenham acesso à inovação”, completa.

Além da maratona e da batalha dos pitches, no Startup & Business, as startups expuseram seus negócios com objetivo de obter aproximação com investidores, grandes empresas e o ecossistema de inovação. Outra atração do espaço, o Startup ON, permitiu um dia de interação com empreendedores e especialistas para gerar conexões para startups. Representantes da Associação Brasileira de Startups (ABS) participaram da ação. Além de toda a programação foram realizadas palestras.

Informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE