Grupo inicia estudos para criar central de distribuição alimentar | aRede
PUBLICIDADE

Grupo inicia estudos para criar central de distribuição alimentar

Projeto de Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais é do Governo do Estado do Paraná

Primeiro encontro do grupo de trabalho para os estudos da Central ocorrerá na sede regional do Sebrae, em Ponta Grossa
Primeiro encontro do grupo de trabalho para os estudos da Central ocorrerá na sede regional do Sebrae, em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais é do Governo do Estado do Paraná

Lideranças dos Campos Gerais, ligadas ao setor do agronegócio, estão mobilizadas para um interesse em comum: elaborar um projeto para que a região possa receber um Centro de Distribuição Agroalimentar. A intenção do Governo do Estado é criar um projeto pioneiro no Paraná, uma espécie de Ceasa, porém, mais modernizado. Um grupo de trabalho já foi criado para isso, nomeado pelo Governo do Paraná no dia 28 de novembro, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, em Resolução (nº 116) assinada pelo secretário da pasta, George Hiraiwa. Eles têm 90 dias para apresentar o relatório sobre os estudos e propostas para a elaboração do projeto técnico da Central. 

A instalação de um projeto como esse é uma necessidade para a região dos Campos Gerais, informa Ivonei Afonso Vieira, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um dos dez nomeados para compor o grupo de trabalho, que ocupa o cargo de coordenador. Segundo ele, esse é um anseio da região, que vai trazer benefícios tanto para os produtores, que poderão balizar a sua produção, quanto para os consumidores, que poderão ter os custos barateados. “Será uma central moderna, que tem as mesmas funções de uma central de distribuição, que vai trabalhar com hortifrúti, com floricultura, entre outros”, explica o coordenador do grupo. 

Para o termo ‘balizamento da produção’, o secretário explica que para o produtor rural, ter uma certeza na quantidade a ser produzida é uma necessidade, em função do planejamento. Serão abrangidos 22 municípios pela central. “A abrangência é grande, como Irati, Piraí, Reserva, Porto Amazonas. É uma região altamente produtora de hortifrúti, então vamos trabalhar para por essa central de forma facilitada ao produtor, para vir com seu produto e fazer a comercialização”, ressalta. É uma central que beneficiará os produtores de todos os portes, dos pequenos aos grandes. 

O trabalho do grupo começará a ser realizado a partir do dia 11 de dezembro, com uma reunião já agendada para as 14 horas, na sede regional do Sebrae, em Ponta Grossa, para traçar os objetivos, estabelecer as metas e trabalhar no planejamento estratégico. “É através desse estudo do projeto que vamos saber o tamanho dessa central e onde que ela deverá ser localizada, assim como saber quais os recursos humanos, técnicos, de logística e até financeiros necessários para ter uma central desse nível”, esclarece o secretário. Segundo ele, a partir do momento que o projeto for concluído, ele será apresentado ao Governo do Estado, em entrega que deverá estar presente o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Projeto será modelo para o Paraná

Pelas conversas realizadas junto ao secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), George Hiraiwa, a Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais será bastante moderna, com alta tecnologia. “Dentro da linha do atual secretário de Agricultura, a ideia é ter uma central mais digitalizada, com produtos agregados de valor”, esclarece Ivonei Vieira. Será algo tão diferenciado que servirá como um projeto pioneiro, como Hirawa explicou a ele. “O que der certo aqui, o governo deverá levar para outras Ceasas no Paraná”, informa. O secretário também informa que o novo governo do Estado está compactuado com a criação de um projeto como esse.

Grupo de trabalho é composto por dez lideranças estaduais

Compõem o grupo de trabalho, além de Ivonei  Afonso Vieira, Eldo Lauro Berger e Cesar Augusto Ferreira pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa; Lucas Beraldi Bastos pela regional da SEAB; Heitor Rodrigues Fiuza Junior e Osmar Wagner pela Emater; Joel Franzim Junior pelo Sebrae; Derli Dossa pelo Departamento de Economia Rural (Deral); Vera Niedzieluk pelas Centrais de Abastecimento do Paraná; e Luiz Dâmaso Gusi pela Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE