PUBLICIDADE

Chuvas amenizam perdas nas lavouras de trigo na região

Apesar de minimizar as perdas, a produtividade deverá ser 16,7% inferior à registrada na safra passada

Imagem ilustrativa da imagem Chuvas amenizam perdas nas lavouras de trigo na região

Fernando Rogala

@Siga-me

As chuvas registradas nos últimos dias foram bastante benéficas para a agricultura na região dos Campos Gerais. Depois de uma estiagem de quase dois meses, a chuva caiu no momento certo para o cultivo de trigo. Mesmo assim o longo período sem chuvas, trouxe algumas perdas irreparáveis, mantendo uma previsão de queda em relação ao inicialmente previsto. Quando houve o plantio, a estimativa era de colher 3,5 mil quilos por hectare, enquanto atualmente a estimativa é de um rendimento de 3,3 mil quilos por hectare (queda de quase 6%). Na comparação com a safra do ano passado, no entanto, que teve rendimento recorde, de 3.965 quilos por hectare, a queda prevista é de 16,7%.

Luiz Alberto Vantroba, economista do núcleo regional do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAB), informa que o volume de chuva registrado neste fim de semana, em alguns dias na semana passada e no início do mês, fizeram com que o índice pluviométrico voltasse dentro da normalidade. “Agora recuperou um pouco, mas em função da longa estiagem, de quase dois meses, diminuiu o potencial da planta, que não se desenvolveu bem. Muitos não conseguiram aplicar a adubação de cobertura”, esclarece o especialista. Conforme ele explicou, somente no domingo, por exemplo, foram 52 milímetros de chuva registrados.

Em função da seca, a colheita será um pouco mais tardia, também. “Esse atraso ocorre em função da seca, já que a planta vai, digamos ‘se virando como pode’. Se está faltando água no solo, ela paralisa o crescimento, retardando o desenvolvimento”, diz. Agora, já com a maior parte das plantas em fase de floração na região (50% delas) e outras 20% em frutificação, há a necessidade de um clima mais balanceado, com um volume de chuvas mais constantes para que haja o melhor aproveitamento. “Vamos torcer para que continue essa normalidade de chuvas porque vem o enchimento de grão. Se bem que não precisa de muita água, por ser cultura de inverno”, informa Vantroba.

Agora, com o clima mais ‘normalizado’, além da aplicação de nitrogênio, os produtores estão aplicando fungicidas para controle principalmente do oídio, que vinha se proliferando por encontrar condições favoráveis. Em pequena incidência foi registrada a infestação de ferrugem e da mancha amarela do trigo, porém já controlados.

Agricultores iniciam os preparativos para a safra de verão

Com a chegada do mês de setembro, os produtores rurais já estão preparando as áreas para receber os cultivos de verão. O plantio de milho, por exemplo, deverá ser iniciado já na primeira semana do próximo mês. Alguns cultivos, no entanto, já iniciaram, como do feijão, em municípios como Ivaí e Reserva, assim como da batata. “No entanto, o feijão está em 1%, já que se intensifica em setembro”, completa Vantroba. O plantio de fumo também já foi iniciado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE