PUBLICIDADE

Procurador do MP lança livro que detalha a prisão de Lula

Em entrevista exclusiva para o Jornal da Manhã e Portal aRede, Rodrigo Chemim explica sobre a maior operação de combate à corrupção do país

Rodrigo Chemim, procurador do Ministério Público do Paraná, lança livro no próximo dia 20.
Rodrigo Chemim, procurador do Ministério Público do Paraná, lança livro no próximo dia 20. -

Em entrevista exclusiva para o Jornal da Manhã e Portal aRede, Rodrigo Chemim explica sobre a maior operação de combate à corrupção do país

A operação ‘Lava Jato’ é, sem dúvida, um marco importante na história recente do Brasil. E é justamente sobre ela e as similaridades com a operação ‘Mãos Limpas’, ocorrida na Itália na década de 1990, que o Procurador do Ministério Público do Paraná, Rodrigo Chemim, escreve em ‘Mãos Limpas e Lava Jato: A corrupção se olha no espelho’.

A nova obra que traz um apêndice exclusivo sobre a prisão do ex-presidente Lula é leitura fundamental para aqueles que desejam compreender um pouco mais sobre os fatos que colocaram o Brasil em destaque no mundo todo no primeiro semestre deste ano e que continuam rendendo história – especialmente com a ida do juiz Sérgio Moro para Brasília, em virtude do convite do presidente eleito Jair Bolsonaro, para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública.    

De acordo com Chemim, apesar das semelhanças com a operação italiana, a operação ‘Lava Jato’ deve ter desdobramentos distintos do que aconteceu na Itália. Segundo ele, o papel de Moro no Ministério deve ser o oposto do que ocorreu naquele país, quando o juiz Antonio di Pietro aceitou comandar o Ministério de Obras Públicas e enfraqueceu as investigações.

O autor explica que o magistrado brasileiro tem o objetivo de alterar e melhorar a legislação no sentido de combater a corrupção. E completa: “os políticos italianos, investigados por crimes de colarinho branco, chegaram a aprovar medidas que descriminalizaram condutas e dificultaram a investigação”. Assim, cabe aos brasileiros evitar que a história se repita. Do seu ponto de vista, a imprensa tem um papel fundamental nisso.

Doutor em Direito do Estado, o autor detalha a metodologia e as perspectivas empregadas nas investigações, tanto na italiana quanto na brasileira. Entre documentos e processos, demonstra o desenrolar das investigações que inicialmente enfocavam um episódio isolado de corrupção, mas se tornaram gigantescas ações contra esquemas de pilhagem dos cofres públicos e pagamento de propina.

Lançamento acontece no próximo dia 20

O lançamento do livro acontece na capital paranaense na próxima terça-feira, dia 20/11, às 19h30, no Grande Auditório da UniCuritiba (rua Chile, 1678, Rebouças, em Curitiba), local onde o procurador atua como docente no curso de Direito. O bate papo sobre a obra será acompanhado de uma sessão de autógrafos. A entrada é franca, aberta ao público em geral e os livros serão comercializados no local pela Livrarias Curitiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE