PUBLICIDADE

‘Ponta Grossa Narra’ é o maior evento educacional do estado

Congresso de Educação e Feira do Livro acontecem entre os dias 07 e 15 de setembro

Imagem ilustrativa da imagem ‘Ponta Grossa Narra’ é o maior evento educacional do estado
-

Congresso de Educação e Feira do Livro acontecem entre os dias 07 e 15 de setembro 

Do dia 7 de setembro até o dia 15, acontece o ‘Ponta Grossa Narra’, um evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação que engloba as já tradicionais ‘Feira do Livro’ e também o ‘Congresso Municipal de Educação’. Os eventos são gratuitos e abertos para a comunidade.

A secretária de educação de Ponta Grossa, Esméria Saveli reforça que este ano, o tema do ‘Ponta Grossa Narra’ é baseado na leitura em diferentes contextos. “Em 2018 nós mantivemos a temática [Ponta Grossa Narra], utilizada desde 2017, e este ano nós pensamos em trabalhar a leitura em diferentes contextos, pois não se lê só o texto. Lemos as nuvens, os panelaços, as expressões das pessoas, e não apenas obras literárias, mas outros suportes como livros científicos, jornais, computador, celular e tablet”, afirma Saveli.

Conforme a secretária, o objetivo do evento neste ano é presentear a cidade, tendo como objetivo “deixar uma marca para a cidade de Ponta Grossa. É um evento aberto, acontecendo num espaço aberto, e para além disso, é um Congresso de Educação, um acontecimento científico, reunindo diversos palestrantes renomados em vários locais da cidade, concentrando mais de 200 atividades”.

Entre as palestras do Congreso de Educação, Saveli destaca os estudos da neurociência aplicada ao desenvolvimento infantil. “A criança até os 3 anos desenvolve 80% da capacidade cerebral, e até os 5, 90%. Temos um grande palestrante da área da neurociência, o professor Michel Vicentine Martins, que estará no congresso no dia 13 para trabalhar com professores e acadêmicos, para que se comece a discutir a neurociência dentro das escolas de uma forma muito mais profissional, teórica e prática, visando o melhoramento do nível de compreensão do desenvolvimento infantil”, diz.

Ainda de acordo com Saveli, o ‘Ponta Grossa Narra’ é o maior evento educacional do Paraná. “Já recebemos o título de ‘Cidade Leitora’ por diversas fundações que acompanharam nosso trabalho”, conclui. O evento é concentrado no Parque Ambiental, mas as atividades se expandem para locais como o Centro de Cultura, UTFPR, Shopping Palladium e a própria sede da secretaria. A programação completa pode ser acessada pelo site sme.pontagrossa.pr.gov.br.

Rede municipal investe na feira

Conforme Saveli, a Feira do Livro e o Congresso de Educação possuem uma grande importância não só para os alunos e a comunidade em geral, mas também para as escolas municipais da cidade, em especial. De acordo com a secretária, a rede municipal recebeu uma verba da Secretaria Municipal de Educação para a aquisição de livros na própria feira. “Com este dinheiro em mãos, diretoras, professores e alunos se deslocam até o evento e fazem a aquisição de livros específicos para complementar as bibliotecas das escolas. Poderíamos licitar livros iguais para todas as escolas, mas preferimos dar esta opção, que se adequa ás necessidades de cada escola”, explica.

Investimentos em tecnologia

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Esméria Saveli, “não existe a possibilidade de se trabalhar com educação no século 21 sem pensar também nos equipamentos tecnológicos”, e por isso, conforme Saveli, aconteceram licitações neste ano para a aquisição de tablets para a rede municipal. Segundo a secretária, todo o equipamento necessário ainda não foi adquirido devido à falta de verbas, mas a previsão para implementação dos tablets nas escolas municipais é no ano que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE