PUBLICIDADE

Cultura alemã ganha força em PG

Sequência de eventos quer reforçar herança cultural deixada pelos colonizadores da região

Sequência de eventos quer reforçar herança cultural deixada pelos colonizadores da região
Sequência de eventos quer reforçar herança cultural deixada pelos colonizadores da região -

A Alemanha é conhecida por uma rica tradição cultural, desde o chope, passando pela culinária, as danças, até as imortais composições de Johann Sebastian Bach e Felix Mendelssohn Bartholdy. Ponta Grossa tem nas suas raízes essa composição étnica. Sendo assim, uma sequência de eventos quer reforçar a herança cultural deixada pelos colonizadores da região.

Um deles é a Oktoberfest Ponta Grossa que foi aberta na sexta-feira (01) e tem programação até domingo (03) no Pavilhão do Centro de Eventos. A festa conta com danças típicas, apresentação de grupos folclóricos, bandas, DJ e mais de 40 rótulos de chopes, desde o industrial Itaipava até os artesanais produzidos por microcervejarias. Quem passar pelo espaço, que recebeu decoração especial nas cores da bandeira da Alemanha, terá a oportunidade ainda de degustar opções diversas de pratos, incluindo o marreco recheado.  “É uma festa para celebrar a alegria”, defende Susan Klein, uma das organizadoras. 

A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Menores de 12 anos de idade não pagam. A classificação é livre. Abaixo de 18 anos somente acompanhados dos pais. A meia-entrada é válida para estudantes com carteirinha, doadores de sangue comprovados, idosos conforme Lei, deficientes físicos e um acompanhante, PNE e portador de câncer. Será dado desconto de 50% para quem estiver com traje típico. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do diskingressos.com.br ou oktoberfestparana.com.br.

Neste sábado, os portões serão abertos às 11 horas. Até às 13 horas, as primeiras mil pessoas que chegarem não pagarão ingresso. Isso ocorrerá também no domingo. Nos dois dias programação irá até às 22 horas. A recepção ficará por conta da realeza do evento - rainha Jéssica Karine dos Santos; 1ª princesa Alessandra Gama e 2ª princesa Ana Paula Karpinski. “É uma festa para reunir os amigos e aproveitar em família”, conclui Susan.

A realização faz parte do “Circuito Oktoberfest Paraná” que já passou por Londrina. Depois de Ponta Grossa, a festa segue para Curitiba (7 a 10 de setembro), Maringá (15 a 17 de setembro) e será finalizado em Cascavel (22 a 24 de setembro).  

 Münchenfest

 A 28ª edição da Münchenfest, a Festa Nacional do Chope Escuro de Ponta Grossa, já tem data definida – de 01 a 10 de dezembro. A programação também terá o Centro de Eventos como casa. Entre as atrações confirmadas estão Anitta, o DJ Alok e a dupla sertaneja Simone e Simaria. 

Centro da Música terá concerto com pianistas alemães

Um pouco da tradicional música alemã estará em Ponta Grossa no próximo dia 16, integrando as comemorações do aniversário de 194 anos da cidade. Centro de Música (Conservatório Maestro Paulino) receberá o recital do duo de piano a quatro mãos Solter-Domingos. A apresentação será às 19h30, com entrada gratuita. O duo tem uma longa história de interação musical. Roberto Domingos foi aluno de Fany Solter e segue o caminho da mestra desde 1987. Ambos são brasileiros, radicados na Alemanha e professores na mesma instituição, em Karlsruhe. O evento é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Cultura e do Conservatório Maestro Paulino. A turnê especial inclui ainda Curitiba, Natal e João Pessoa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE