‘Cartilha do Casamento’ divide opinião em PG

Em cerca de quatro meses começam a valer os novos procedimentos para as celebrações de casamento em Ponta Grossa. Fruto de um trabalho realizado pelos integrantes da Coordenação da Ação Evangelizadora, Pastoral Presbiteral e Pastoral Diocesana de Liturgia e Música, acolhendo pedido do clero, o Diretório Litúrgico-Pastoral para Celebração do Matrimônio criou uma espécie de “cartilha” com o que pode ou não ser feito durante esse tipo de evento religioso. O assunto tem dividido opiniões.

O texto inicia falando da importância e dignidade do sacramento, aborda os encontros de preparação, os preparativos da celebração, ressalta o espaço sagrado da Igreja, os cuidados com o local e horário, detalha a procissão de entrada, o rito sacramental do Matrimônio e a ação dos profissionais de ornamentação, imagem e vídeo, música e cantores, profissionais de cerimônia, e dos padres, vigários e diáconos.  

O fotógrafo Clebert Gustavo considera a medida bem pensada. Ele atua no ramo há dez anos. “É importante apresentar essas diretrizes. Facilita o trabalho de todo mundo”, destacou. “Tudo o que a cartilha traz referente a fotografia não é nada diferente do que a gente já tenta fazer durante as celebrações. O pedido, basicamente, é por respeito no decorrer do rito”, complementou.

Para o profissional, em se tratando de registrar o casamento, a palavra de ordem deve ser descrição. “É o mínimo que temos que ter. A nossa interferência precisa ser nula ou quase nula na cena”, justificou Clebert. Em sua carreira, o fotógrafo garante não ter presenciado nada de absurdo. “Nunca presenciei algo fora do comum. Única coisa diferente aqui na cidade é a utilização das ‘plaquinhas’ antes da entrada da noiva, principalmente”, lembrou.

Já para a empresária Thais Agottani Cury, responsável por cerimoniais e decoração de casamentos, a proposta é um estímulo negativo para as celebrações em igrejas. “Devido a certas restrições, principalmente no que tange o número de padrinhos e madrinhas, a realização de eventos externos a Igreja, com uma benção, por exemplo, estão ganhando espaço”, disse. Ela está à frente da Princess Promoções e Eventos há 14 anos. “Não precisa ter exageros, mas precisa respeitar a vontade dos noivos, afinal tudo é planejado e pensado para eles”, defendeu.      

Discussão é antiga

A discussão entorno de estabelecer os procedimentos para as celebrações em Ponta Grossa não é recente. Em 2016, um encontro reuniu padres, religiosos e diáconos das 46 paróquias da Diocese para tratar do tema. Agora, em 2017, o assunto foi intensificado com o objetivo de preparar a alteração para 2018.

Curso pretende esclarecer dúvidas dos profissionais

Um curso sobre essa “cartilha” será ministrado no próximo dia 21 com foco nos cerimonialistas, fotógrafos, decoradores, músicos, fotógrafos e cinegrafistas. A intenção é esclarecer todas as dúvidas dos profissionais. As inscrições para o encontro de formação seguem abertas até o dia 18. O evento acontecerá no Espaço Cultural Sant’Ana, às 19h30. Os interessados podem se inscrever no segundo andar do prédio da Cúria Diocesana, sala da Ação Evangelizadora, em horário comercial, sem custo. “Não terá custo para facilitar cadastro e o número de participantes para quem iremos apresentar as orientações para a Celebração do Sacramento do Matrimônio”, adianta o padre Glauco de Camargo Pinto, coordenador diocesano da Pastoral Familiar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3028-0616 ou (42) 99969-9134.

Entidade presta homenagem ao dono do Café Lontrinha

Entidade presta homenagem ao dono do Café Lontrinha...

PG terá baile de aniversário neste sábado

PG terá baile de aniversário neste sábado...

Cover dos ‘Beatles’ se apresenta em PG em outubro

Cover dos ‘Beatles’ se apresenta em PG em outubro...

Péricles dirige audiência pública na UEPG

Péricles dirige audiência pública na UEPG...

Sloboda conquista R$ 585 mil para Jaguariaíva

Sloboda conquista R$ 585 mil para Jaguariaíva...

Acipg apoia retorno do Funrebom, mas exige fiscalização

Acipg apoia retorno do Funrebom, mas exige fiscalização...

Pauliki entrega veículos para coleta seletiva para três cidades da região

Pauliki entrega veículos para coleta seletiva para três cidades da região...

Nerilda faz história e se torna a primeira prefeita de Arapoti

Nerilda faz história e se torna a primeira prefeita de Arapoti...

Prefeitura de PG suspende licitação para escolha de novo aterro

Prefeitura de PG suspende licitação para escolha de novo aterro...

Informe: Prefeito busca aproximação

Informe: Prefeito busca aproximação...

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (20/09)

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (20/09)...

Reajuste da mensalidade escolar deve seguir inflação

Reajuste da mensalidade escolar deve seguir inflação...

Charge da edição desta quarta-feira (20/09/2017) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (20/09/2017) do JM...

PR lidera produção de proteína animal no País

PR lidera produção de proteína animal no País...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS