PUBLICIDADE

Região dos Campos Gerais produz mais de 10% de toda soja do PR

No Paraná, esse total colhido é 18% acima da produção registrada no ano passado (16,5 milhões de toneladas)

No Paraná, esse total colhido é 18% acima da produção registrada no ano passado (16,5 milhões de toneladas)
No Paraná, esse total colhido é 18% acima da produção registrada no ano passado (16,5 milhões de toneladas) -

A região dos Campos Gerais concluiu a colheita da primeira safra de grãos de verão. Com o término também em todas as regiões do Paraná, o Departamento de Economia Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, divulgou o relatório final com o balanço da produção no Estado. E os 18 municípios que integram o núcleo regional do Deral na região, mais uma vez, tiveram posição de destaque entre as 20 regionais, responsável por 11% de toda a soja produzida no Paraná. Das 19,53 milhões de toneladas retiradas do campo do grão mais produzido no estado, 2,07 milhões tiveram origem nos Campos Gerais. Ambos os volumes de produção são recordes regionais e estaduais para o cultivo.

No Paraná, esse total colhido é 18% acima da produção registrada no ano passado (16,5 milhões de toneladas). A produtividade alcançada nesta safra, de 3.720 quilos por hectare, também é recorde e representa um avanço de 19% sobre o rendimento do ano passado. Nos Campos Gerais, por sua vez, a produção total aumentou 11% e o rendimento por hectare subiu de 3,36 mil quilos por hectare para 3,86 mil quilos, a maior da história na região – ou seja, incremento de 15%. O volume total na região só não foi maior porque a área total plantada, de 558 mil hectares, caiu para 536 mil hectares.

Entre as 20 regionais, Ponta Grossa teve a terceira maior área plantada e terceira maior produção, atrás das regionais de Cascavel (557 mil hectares plantados que renderam uma produção de 2,19 milhões de toneladas) e a de Campo Mourão, onde 665 mil hectares foram plantados e renderam 2,52 milhões de toneladas. O rendimento também foi o terceiro maior, atrás de Cascavel, com 3,93 mil quilos por hectare, e da região campeã, a de Curitiba, com 4,03 mil quilos por hectare. A soja corresponde a quase 60% de toda a safra de verão plantada na região. O milho (primeira e segunda safra) corresponde por pouco mais de 35%, enquanto que o feijão (primeira e segunda safra) fica com o restante produzido nos Campos Gerais.

Clima favorável e tecnologia contribuíram para a alta produtividade

Como já explicou Luiz Alberto Vantroba, economista do Deral na região, os principais motivos desses recordes foram o clima favorável e a tecnologia de ponta empregada na região, tanto no maquinário quanto nas sementes. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que consolidada a primeira safra de grãos, a expectativa agora é com a segunda safra, que já está em período de formação, no campo. “Ela pode render mais de 14 milhões de toneladas”, diz. Nos Campos Gerais, são esperadas 182 mil toneladas de milho e 99,8 mil toneladas de feijão (que já tem a colheita quase concluída) nesta segunda safra. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE