PUBLICIDADE

Fruticultura é fomentada em Dia de Campo da UEPG

Principal objetivo foi divulgar o potencial do setor na região, aproximando os acadêmicos dos produtores rurais

Imagem ilustrativa da imagem Fruticultura é fomentada em Dia de Campo da UEPG

A edição 2016 do Dia de Campo da Fruticultura dos Campos Gerais reuniu, na última sexta-feira, professores, pesquisadores, acadêmicos da área, profissionais e produtores rurais em um programa de palestras e visita ao Pomar na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) da UEPG. O objetivo da iniciativa é divulgar o potencial da fruticultura de Ponta Grossa e região, na busca do apoio ao desenvolvimento da área como opção de renda pela diversificação da produção, como assinala o professor Ricardo Ayub, coordenador da iniciativa e do Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura da instituição.

Durante a realização do Dia de Campo, os participantes tiveram contato com pesquisadores que destacaram em suas palestras novos conhecimentos acerca da tecnologia da fruticultura. O professor Ricardo Ayub considera a importância do Dia de Campo que a cada ano procura trabalhar temas significativos para o cotidiano da fruticultura brasileira que se destaca como um dos setores da atividade rural que mais cresce. “Nós precisamos entender a necessidade de trazer esse crescimento para o Paraná - e com olhar no potencial da região dos Campos Gerais -porque o estado responde apenas por 4% da produção nacional de frutas”.

O mirtilo (blueberry), destacado como rico em oxidantes, teve atenção de Luane Bosetto e Jessé Neves dos Santos, que trataram espécie da produção de mudas até a colheita - e a partir daí da utilização dos frutos em geléias e sucos e também do consumo ‘in natura’.José considera importante a interação com os produtos da região porque eles têm o conhecimento armazenado na vivência do cultivo diário. “Eles nos passam a sua experiência de campo e nos deixam lições, por exemplo, sobre aplicação de adubos corretos e acerca das doenças que atacam a cultura”, relatou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE