PUBLICIDADE

Projeto Puma fortalece o plantio de florestas na região

Klabin envolve cerca de mil agricultores assistidos pela Emater

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Puma fortalece o plantio de florestas na região

A exploração de cultivos florestais no Paraná vem ocupando uma posição de destaque no cenário nacional nos últimos anos, sendo o terceiro colocado em área plantada, com cerca 1,1 milhão de hectares. Segundo o Instituto de Florestas do Paraná (IFPR), que coordena o desenvolvimento de florestas plantadas de forma integrada com a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, o segmento é o terceiro item na pauta de exportações, perdendo apenas para a soja e carnes. “Respondemos por cerca de 6% do Valor Bruto de Produção do Estado e, só em exportações, geramos mais de US$ 1,5 bilhões”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

O projeto Puma, da Klabin, envolve cerca de mil agricultores assistidos pela Emater e que comercializam sua produção com a empresa. A maior parte (60%) cultiva pinus e os demais (40%) plantam eucaliptos, sendo ambos destinados para celulose e desdobro. “Trabalhamos desde a motivação dos agricultores, capacitação, georreferenciamento das áreas de plantio, até a distribuição de mudas e toda a assistência técnica”, informa Amauri Ferreira Pinto. A educação ambiental e o preparo dos produtores para certificação de sustentabilidade de produção, também estão no pacote de ações executadas. “ São realizadas inúmeras reuniões, cursos e dias de campo nas comunidades rurais”, explica Amauri. Os produtores formalizam um termo de compromisso com o projeto, mas têm liberdade de venda da produção. A Klabin tem preferência de compra, pagando preços de mercado.

Emater

Floresta representa 30% da renda dos assistidos na região

O plantio de florestas representa 30% da renda total das propriedades assistidas pela Emater, correspondendo a R$ 470,00 por hectare/mês, considerando o manejo para uso múltiplo. As espécies mais plantadas no Paraná são o eucalipto, muito utilizado para energia e processo e o pinus, que atende todas as demandas, sendo que este corresponde a 60% da área plantada. Dentro da parceria Emater-Klabin, nos últimos 20 anos foi implantada uma área de 18.500 hectares envolvendo 5.600 produtores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE