PUBLICIDADE

Vereadores relatam dificuldade com transição do ‘EstaR Digital’

Membros da Câmara se mostram preocupados com fim da utilização dos blocos de papel na ‘Zona Azul’ e encaminham moção à AMTT para que venda continue durante a transição.

AMTT prevê que venda blocos siga até meados de abril, quando acabam os estoques
AMTT prevê que venda blocos siga até meados de abril, quando acabam os estoques -

Membros da Câmara se mostram preocupados com fim da utilização dos blocos de papel na ‘Zona Azul’ e encaminham moção à AMTT para que venda continue durante a transição.

A implantação de um sistema eletrônico para o Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Ponta Grossa vem causando dificuldades para o usuário por conta do período de transição e adaptação para o modelo digital. Durante a semana, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) anunciou que as vendas dos ‘bloquinhos’ de papel devem ser encerradas assim que o estoque acabar – a previsão é de que os talões estejam disponíveis somente até meados de abril.

As dificuldades foram relatadas para vereadores, que levaram o tema até a sessão da Câmara desta segunda-feira (11). Três membros do Legislativo comentaram sobre problemas relatados por usuários na utilização do novo sistema, além de sugerirem a adoção de medidas no período de transição.

O vereador Geraldo Stocco (Rede) foi um dos que comentou sobre as dificuldades enfrentadas. A principal delas, de acordo com ele, é justamente o fim da venda de bloquinhos em papel durante o período de transição. Para Stocco, o método antigo serviria como um ‘Plano B’ para aqueles que encontram problemas no aplicativo ou dificuldades de utilização do sistema (principalmente os usuários com idade mais avançada).

“A AMTT poderia repensar no fim da utilização dos bloquinhos e disponibilizá-los para venda em algum pontos específicos, como a sede do órgão, por exemplo. Muitos usuários relataram problemas com essa mudança, e não encontram uma alternativa fácil para estacionar, principalmente nos períodos com maior movimento, em que os agentes de trânsito não são encontrados com tanta facilidade”, disse.

Stocco ainda relatou outras dificuldades, como picos de problemas no aplicativo do EstaR Digital e também a pintura apagada de algumas vagas e numerações. Os problemas também foram ressaltados por Eduardo Kalinoski (PSDB). “Se eu não estou com meu celular, ou não tenho o aplicativo, ou ainda não tenho conexão à internet, encontro dificuldades para estacionar, principalmente quando tenho pressa e não encontro um agente de trânsito”, relatou.

Kalinoski, Stocco e Jorge da Farmácia (PDT), que também comentou sobre as dificuldades, assinaram uma moção de apelo que será encaminhada à AMTT solicitando que os bloquinhos continuem sendo vendidos durante o período de transição, até que o sistema esteja completamente implementado e em pleno funcionamento. Na sugestão, os vereadores destacaram que a venda seja feita exclusivamente na sede da Autarquia, para ‘forçar’ gradativamente o usuário a utilizar o aplicativo (ao invés do bloquinho) caso não queira se deslocar até o local.

Grupo ressalta importância do serviço eletrônico

Mesmo com as manifestações, os vereadores deixam claro que a transição para o sistema digital do EstaR é uma medida benéfica e necessária para o município. Kalinoski, por exemplo, lembrou que foi dele a ideia, ainda quando era presidente da AMTT, de implantar o serviço de forma eletrônica. “Sou defensor da praticidade que a tecnologia traz. Mas é necessário que haja um período de transição e adaptação até que esteja em pleno funcionamento”, disse. Stocco seguiu a mesma linha: “Sou favorável à inovação e as novas tecnologias, mas desde o início do processo de transição as pessoas têm relatado dificuldades em usar o sistema eletrônico. Precisamos resolver essa situação o mais rápido possível”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE