PUBLICIDADE

Dr. Magno denuncia descaso com almoxarifado da saúde

Vereador visitou o local, na antiga sede do IBC, e relatou “descaso” com documentos médicos

Imagem ilustrativa da imagem Dr. Magno denuncia descaso com almoxarifado da saúde
-

Vereador visitou o local, na antiga sede do IBC, e relatou “descaso” com documentos médicos

O vereador Doutor Magno (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para denunciar o “descaso” com o almoxarifado do setor de saúde. Localizado na antiga sede do Instituto Brasileiro de Café (IBC), na região do Cará-Cará, o local tem acesso livre, sem nenhum tipo de vigilância. Magno visitou o espaço e encontrou uma série de irregularidades no almoxarifado.

Entre os graves problemas encontrados no espaço está o descarte de prontuários médicos. “O almoxarifado não tem segurança alguma e é um barril de pólvora. Lá estão milhares de prontuários jogados no chão quando, na verdade, esses documentos deveriam ser arquivados como prevê a legislação federal”, cobrou Magno.

O vereador do PDT lembrou ainda que o espaço foi reformado em 2013 e recebeu um aporte de R$ 570 mil. “Mesmo assim, diante da falta de segurança e do livre acesso o espaço está totalmente destruído, sem qualquer condição de uso e já se fala sobre a necessidade de uma nova reforma. Nesse caso, é evidente que falta zelo com o dinheiro público”, comentou Doutor Magno.

A situação do almoxarifado já havia sido alvo de uma audiência do vereador com a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu. “Com o setor privado, a Vigilância Sanitária age rigorosamente. Agora imagina se a Vigilância faz uma fiscalização no almoxarifado da Saúde?”, questionou Magno. O vereador criticou ainda o descarte incorreto de materiais, equipamentos e veículos, entre eles a famosa Brasília Amarela que antes estava no Parque Ambiental.

Secretaria se posiciona sobre o tema

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se pronunciou. Em relação as ambulâncias, o município informou que elas estão baixadas no Ministério da Saúde, e estão classificadas como sucata, é provável que entrem em leilão e sejam descartadas como inservíveis. De acordo com o município, sobre as reformas “os engenheiros estão estudando o espaço para readequação do piso e paredes conforme a disponibilidade financeira da Secretaria”.

Já sobre a insalubridade, o órgão informou não compete a Secretaria Municipal de Saúde e sim ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Sobre a situação dos documentos e prontuários, a SMS informou está terminando as cotações para contratação de empresa para arquivar com segurança e recuperar os prontuários mantendo a integridade dos documentos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE