PUBLICIDADE

Prefeitos pedem agilidade para compor ‘Samu Regional’

Reunião da AMCG teve como pauta instalação do serviço nos Campos Gerais

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitos pedem agilidade para compor ‘Samu Regional’
-

Dezesseis dos 28 municípios que deveriam compor o Samu Regional dos Campos Gerais já assinaram o Protocolo de Intenções para a Criação do Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Serviço e Urgência e Emergência na Região, o CimSamu. A perspectiva inicial era que todos os municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Estado aderissem ao Consórcio para atender a população, deixando a Rede de saúde completa, e o rateio de seus custos mais acessível entre as Prefeituras, mas alguns gestores ainda não assinaram à proposta encabeçada pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

“Teremos muita agilidade no atendimento da saúde com o Samu Regional”, acredita o presidente da AMCG, José Sloboda (DEM). Por isso é que os prefeitos que já assinaram o Protocolo pedem a agilidade dos demais Executivos da região. “Temos que ter uma definição o quanto antes sobre isso”, avalia o presidente do CimSaúde, Osmar Blum (PSD), lembrando que o próximo ano é eleitoral.

Conforme Jaime Menegoto Nogueira, que está a frente da proposta do novo Consórcio, por enquanto há a perspectiva de 20 municípios aderirem ao CimSamu. “O ideal seria que todos os 28 aderissem agora”, avalia, destacando que é necessário um posicionamento para a definição da localização das bases. “A questão prioritária para a implantação do Samu Regional é o tempo/resposta do atendimento. E temos que lembrar que a distância entre nossos municípios é grande”, justifica.

Reunião

Durante reunião dos prefeitos da AMCG na manhã desta quarta-feira (13) na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes apresentou aos prefeitos um desenho de como funcionaria o Samu Regional, bem como seus custos. Com um total de 20 Unidades Básicas de Saúde e sete Unidades Avançadas divididas entre os municípios conforme suas distâncias, mais a Central de Regulação – localizada em Ponta Grossa, o custo mensal per capta, com a adesão de todas as 28 Prefeituras Municipais, seria de R$ 1,47. “Claro que este valor tende a ser maior se não forem todos os municípios que aderirem”, avisa.

Após a habilitação e qualificação dos serviços do Samu Regional parte deste valor é custeado tanto pelo Estado quanto pelo governo Federal. Mas no início, todo o custeio será de responsabilidade dos municípios. “No mínimo, o Ministério da Saúde demora de três a seis meses para fazer as verificações do funcionamento”, conta Scheila.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE