PUBLICIDADE

‘Rota da Cerveja’ contribuirá para a criação de novos empregos em PG

Projeto aumentaria incetivos e demanda para consolidação de microcervejarias na região

Medida poderá beneficiar abertura de novas empresas do ramo, como a Koch
Medida poderá beneficiar abertura de novas empresas do ramo, como a Koch -
De autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Chico Brasileiro (PSD), aprovou parecer da relatora, deputada Claudia Pereira (PSC) ao projeto de lei nº 644/2015, que cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo, segundo os autores, é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção. Com isso, também tende a difundir o turismo e gerar mais emprego e renda aos paranaenses.
A rota será constituida pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais e será inserida no Calendário Oficial do Estado do Paraná.
“Essa rota visa incentivar um setor turístico sustentável e integrado, impulsionando o processo artesanal ea geração e manutenção de trabalho e renda, além de fortalecer e resgatar as atividades culturais locais, fomentando o turismo na região através da visitação a esses locais produtores de cerveja”, justificou Maria Victoria
Com a aprovação na Comissão da propostas, o projeto está em condições de ser analisado pelo plenário da Assembleia. A inclusão da matéria na pauta de votação não tem ainda uma data definida para acontecer.
Márcio Pauliki (PDT), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, explica que a ‘Rota da Cerveja’ trará dois benefícios para Ponta Grossa: turístico e fiscal.
O ‘turismo da cerveja’ em Ponta Grossa já é fortalecido: tanto o município quanto a região dos Campos Gerais já contam com uma ampla gama no ramo. Multinacionais como a Heineken e a Ambev já estão instaladas no distrito industrial. A Müchen Fest, que chega a sua 27ª edição, consolida-se como um dos maiores eventos de chope do Brasil.
“Ponta Grossa se consolida como polo cervejeiro e esse projeto só vem a fortalecer o que a cidade já construiu. Tem todo o apelo turístico com as festas, como a Müchen e a Oktober PG Fest, que ocorreu no último fim de semana. E, claro, há o incentivo fiscal, com a geração de empregos e fortalecimento da economia local”, aponta Pauliki.
O deputado ainda explica que a medida poderá beneficiar a entrada de novas empresas no ramo da cervejaria, tanto das artesanais da região dos Campos Gerais, quanto de grupos mais consolidados. “É uma exposição e posição que Ponta Grossa merece”, comenta.
Rota beneficiaria pequenas empresas e diminuiria imposto
O deputado Márcio Pauliki explica que o principal benefício da ‘Rota da Cerveja’ será o aspecto fiscal e a geração de empregos, mas que é necessário alguns ajustes. “Tivemos uma reunião com o secretário (da Fazenda) Mauro Ricardo: houve um aumento do imposto do ICMS da cerveja de 12% para 18%. Isso fez com que igualasse as grandes e pequenas empresas. As pequenas estão sentido muito, por isso queremos que o ICMS retroceda para essas empresas menores”. Para a redução, as cervejarias artesanais ou com pouca estrutura, deverão manter ou contratar mais funcionários. Com a ‘Rota da Cerveja’, estes comércios seriam aquecidos com o aumento da demanda e iria possibilitar a diminuição do imposto.
Microcervejarias em Ponta Grossa
Ponta Grossa conta, atualmente, com cinco microcervejarias: OAK , Schultz Bier, Koch Bier, Palais e Tropeiro. Entre elas, a OAK já investiu R$ 1,5 milhão na primeiro indústria da história do distrito de Guaragi. Já a Koch Bier representou Ponta Grossa na 4ª edição do ‘Mondial de la Bière’, realizado no Rio de Janeiro neste mês.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE