PUBLICIDADE

Informe: Pauliki segue indeciso e aguarda posição do DEM

Deputado estadual continua postergando decisão sobre a candidatura ao cargo de prefeito

Imagem ilustrativa da imagem Informe: Pauliki segue indeciso e aguarda posição do DEM

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) segue sem definição sobre a possibilidade de ser candidato ao cargo de Prefeito de Ponta Grossa. O anúncio continua sendo postergado pelo parlamentar enquanto o Democratas avalia o convite feito por Pauliki - o vereador Sebastião Mainardes foi convidado para ser vice na chapa de Marcio e a possibilidade é debatida pelo partido. O posicionamento final do PDT será divulgado no próximo sábado (03/07) com a presença de Osmar Dias.

Vereador propõe homenagem ao JM

O vereador Pietro Arnaud (Rede), vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, protocolou, na tarde desta segunda-feira (27), Moção de Aplauso ao Jornal da Manhã, pelo lançamento da sétima edição do "Anuário Caminhos dos Campos Gerais". O livro apresenta indicadores socioeconômicos de 26 cidades da região dos Campos Gerais, que têm apresentado alto potencial de consumo comparado a municípios de outros estados.

Tradição do projeto

Pietro lembra que o projeto já é tradicional no município e também ferramente importante para os gestores. “Portanto, é de suma importância o trabalho realizado pelo Jornal da Manhã, que anualmente apresenta essa atualização do perfil socioeconômico dos municípios da região, evidenciando as evoluções registradas em cada um deles", afirma Pietro. "Considerando o atual cenário financeiro do País, a nossa região, em função da agricultura e da pecuária, vem na contramão da crise econômica”, completa.

Redução da tarifa da Sanepar

O vereador Pietro Arnaud protocolou uma Moção de Apelo à diretoria da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) para que baixe as tarifas de água e esgoto. "O motivo é que, dessa forma, todos os contribuintes serão beneficiados, principalmente os de baixa renda', argumenta.

Argumento de Pietro Arnaud

Segundo Pietro, a Sanepar havia reajustado as tarifas de água e esgoto em 10,48%, no final de fevereiro deste ano, mas com entrada em vigor a partir de abril, conforme publicação em Diário Oficial. A tarifa social, cobrada dos consumidores de baixa renda, para água e esgoto, passou para R$ 13,29. "É preciso lembrar que esse aumento nas tarifas de água e esgoto pela Sanepar deu-se porque o aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] levou a Companhia a pedir revisão tarifária".

Tarifa de energia

Ainda de acordo com a propsota de Pietro, na Sanepar, o aumento da energia elétrica representava, à época, acréscimo de mais de 88% em relação a 2014. No caso da Companhia, esse reajuste foi aplicado em duas parcelas – uma em março e outra em junho de 2015. "O reajuste anual foi de 12,5% e considerou a variação dos custos em 2014”, informa o site.

Copel e Sanepar

De acordo com a empresa, o fornecimento de água tratada depende, diretamente, da energia elétrica. "Hoje, 91% da energia consumida pela Sanepar é utilizada nos sistemas de abastecimento de água. No Paraná, 3.440 unidades operacionais da Sanepar só funcionam se houver energia", afirma o site da empresa segundo Pietro.

Cenoura defende Rangel na Câmara

Mesmo não sendo o líder do Governo na Câmara, o vereador Paulo Cenoura (PSC) usou a tribuna para defender o prefeito, Marcelo Rangel (PPS). De acordo com Cenoura a gestão do prefeito tem conquistado avanços significativos no município, mesmo diante da crise estadual e federal. “Temos que reconhecer o trabalho feito pela atual administração”, sinalizou Cenoura. O PSC, partido do vereador, já fechou com Rangel uma parceria para a disputa pela reeleição.

Valtão ressalta investimentos

Outro parlamentar que ressaltou os investimentos feitos por Marcelo na cidade foi o vereador Walter José de Souza (PROS), o Valtão. De acordo com o parlamentar, ser prefeito é elencar “prioridades” para os investimentos feitos pelo Poder Municipal. “É evidente que os bairros estão péssimos e falta infraestrutura, mas o Marcelo elencou como prioridade a Educação, Saúde e Segurança”, lembrou o vereador também durante a sessão do Legislativo. Valtão ainda argumentou que o município tem inaugurado várias obras e investimentos trabalhados nos últimos anos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE