PUBLICIDADE

Jaqueta de couro é versátil e atemporal

As roupas casuais e com peças separadas desenvolverem-se como modo de se vestir a partir do final do século XIX, quando as opções de estilo de vida para as mulheres se ampliaram

Imagem ilustrativa da imagem Jaqueta de couro é versátil e atemporal

Muitos estilistas desde Gabrielle Chanel, nos anos 1920, a Yves Saint Laurent promoveram um modo de se vestir mais confortável e prático. Muitas das criações iniciais destes estilistas vieram de adaptações dos trajes masculinos como a calça comprida para as mulheres onde Gabrielle Chanel se inspirou nos marinheiros. Ao longo da década de 1950 a calça comprida com corte bem ajustado se tornou parte do vestuário feminino como traje casual e tendência de moda no início dos anos 1960.

A década também marca o avanço nos meios de transportes e o uso dos carros e das motocicletas que traziam impactos para o cenário da moda que exige um ritmo de criação acelerado. Ocorria uma transformação pela qual a aparência passava a ser um elemento primordial da época, menos atrelados à necessidade de pertencimento e sim de identidade própria. Essa percepção contribui para a definição da moda e os estilistas   buscam deixar sua marca registrada ao estilo contemporâneo.

Yves Saint Laurent construiu uma reputação para um tipo de estilo elegante com os olhos voltados para o público feminino considerado pelos críticos da moda como um dos maiores estilistas do século XX. A rebeldia dos anos de 1950 representada pelas jaquetas em couro masculinas, são um exemplo disso. A peça trazia muitos significados como: comunicação de liberdade e atitude. O modelo inspira sua nova coleção. O estilista, em 1960, imprime sua personalidade para a versão feminina da peça. A cor, os recortes, os botões, zíper eram tradicionais, mas a jaqueta em couro preta assinada por ele se transformaria em um clássico absoluto da atualidade.

Versátil, foi ganhando diferentes modelagens ao longo do tempos   e no entanto, sobreviveu aos modismos e é considerada um clássico do guarda-roupa feminino, reinando até hoje. A peça traz sofisticação e não é ‘chamativa’, ela se molda ao estilo da mulher com perfeição, está acima da moda. É o símbolo de liberdade de expressão, traduz aquele detalhe essencial que valoriza a figura da cabeça aos pés. “Chanel deu liberdade às mulheres; eu acho que Saint Laurent lhes deu poder”. A famosa frase de Pierre Bérger, companheiro e sócio de Saint Laurent.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MODA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE