PUBLICIDADE

Crônica dos Campos Gerais: O dia em que o Operário descansou

Texto de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho, servidor do Ministério Público Estadual, residente em Ponta Grossa, escrito no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais

A Crônica da semana é de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho.
A Crônica da semana é de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho. -

Um dia, o conhecimento humano vai desvendar o conhecimento humano, e uma das coisas que faremos vai ser explicar como e por que fazemos o que fazemos. Até que isso não aconteça, e até que a paciência do confuso leitor não o abandone e me abandone, ficaremos com o enigma e o mistério.

Poucos anos atrás, recém-morador do bairro de Olarias, acordei mais cedo do que o muito cedo de costume, com explosões estrugindo em vários rumos. Após alguns minutos de impasse sobre se tratava-se do Juízo Final (sendo o anjo trombeteiro uma espécie de animador de rodeio) ou um simples mega assalto na agência do BB mais próxima, o olho do bom senso piscou na noite alta com a explicação: estava hospedado no hotel ao lado um time de futebol, e os torcedores da equipe local vieram recepcioná-lo com rojões na esperança de que os atletas não descansassem e entrassem em campo com a perna dura.

Não sei se o parágrafo inicial deste texto assenta bem com o que veio após, mas os camaradas – aliás, autointulados operarianos – caem da cama na calada (ops) da noite pra acordar uma vizinhança inteira e, principalmente, outros indivíduos que se supõe estejam habituados ao alarido dos jogos e a tais artimanhas, além de disporem de orçamento para uns tampões de ouvidos que calam até a voz das neuroses alheias e respectivas carências afetivas e do que fazer.

Na melhor tradição do esporte brasileiro, o empenho da torcida não encontrou seu equivalente em campo e o time acabou rebaixado. No ano seguinte, silêncio tumular em Olarias. Decerto, o Operário, aquele que trabalha em Oficinas, precisava descansar.

Texto de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho, servidor do Ministério Público Estadual, residente em Ponta Grossa, escrito no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais (Acesse aqui).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE