PUBLICIDADE

Benzedeiras protagonizam documentário da Fundação

Centro de Cultura terá exibição de documentário sobre cultura e trabalho das benzedeiras em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Benzedeiras protagonizam documentário da Fundação

Conhecimento, orações, cantigas, fé e muita história. Uma vida inteira de mulheres que se dedicaram a curar os males de outras pessoas. A cultura das benzedeiras está presente na história e no dia-a-dia das comunidades, e agora registrada em um documentário produzido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A produção em audiovisual conta a história de vida de 11 benzedeiras da cidade.

O lançamento oficial do documentário será neste sábado (10), às 15 horas, no Centro de Cultura. A entrada para a mostra será gratuita. A coordenadora do projeto, Maria Czekalski, relata que a intenção é resgatar a história e o valor das benzedeiras para a comunidade onde cada uma vive em Ponta Grossa. Maria conviveu desde a infância com benzedeiras e sempre teve o anseio de registrar o trabalho delas. “As benzedeiras reproduzem e transmitem seus conhecimentos através de gerações por meio de interações da sociedade e da natureza, por meio das plantas medicinais, e através da cultura. Elas são referências na comunidade, por isso a importância de registrar as memórias de cada uma”, completa Maria.

Dona Vilma Rozera é uma das benzedeiras que aparece no documentário. Ela conta que nunca era reconhecida com seriedade como uma benzedeira até conhecer o projeto da Fundação. “O projeto é maravilhoso e muito importante. Eu pude resgatar a minha história e o tempo que convivi com minha mãe e minha avó. Elas me ensinaram o que sei e pude relembrar minhas memórias com ela”, finaliza. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, as benzedeiras são mulheres alegres, com sorriso no rosto e olhares tranquilos, que agora terão suas histórias eternizadas. “Com muito orgulho apresentamos esse documentário que registra um pouco da participação significativa dessas senhoras na nossa cidade”, afirma.

Projeto teve início ainda em 2016

O projeto teve início em fevereiro de 2016. Constituiu, inicialmente, na realização de entrevistas com pessoas que têm na prática do benzimento sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se insere. A iniciativa busca conhecer e resgatar a história de vida dessas personagens, por meio de registros fotográficos, em áudio e vídeo, com o intuito de divulgar a prática como elemento do patrimônio imaterial da cidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE