PUBLICIDADE

Museu Campos Gerais tem exposição sobre asteroides

Museu Campos Gerais tem exposição sobre asteroides

Imagem ilustrativa da imagem Museu Campos Gerais tem exposição sobre asteroides
-

Com maquetes de asteroides, globos e materiais didáticos para o ensino de Astronomia e opções direcionadas para o público infantil, encontra-se aberta a exposição “Asteoides”, no Museu Campos Gerais da UEPG. A ideia da mostra surgiu a partir de inspiração na data comemorativa ao “Dia do Asteroide” (30 de junho), iniciativa internacional que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do estudo do tema e acerca do perigo que os asteroides representam para a vida na Terra. O organizador da exposição, Maurício José Kaczmarech, do Departamento de Administração da UEPG, observa que a queda de pequenos asteroides tem sido registrada – e até já causou vários acidentes. “O alerta sobre os asteroides vem do passado e registram que a ação de suas quedas já determinou a extinção de espécies da fauna e da flora”.

O organizador convida a comunidade universitária e externa a visitar a exposição montada pela Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA), na parceria com o ‘Museu Campos Gerais’. Maurício explica que a exposição apresenta material informativo variado sobre o tema. Na exposição, os visitantes vão encontrar, desde maquetes que mostram as características desses corpos do sistema solar; globos da Lua; amostras de meteoritos, fragmento de asteroide até material didático para o ensino de Astronomia com a temática (modelos de asteroides simples, dinâmico de asteroide duplo e com lua, modelo comparativo de crateras lunares e a superfície do Paraná).

A exposição também apresenta notícias de revistas e jornais sobre o tema; telescópios e modelos de esqueletos de dinossauros. Maurício observa que uma das curiosidades da mostra refere-se a um pedaço do mineral artificial Trinitita formado quando da explosão da primeira bomba atômica da história. O fragmento serve de material comparativo também para o assunto dos asteroides que atingem a Terra e formam novos minerais, segundo Kaczmarech. Para o organizador, entre as peças estão os banners produzidos para a divulgação do tema para o público infantil. “Há até a criação do personagem Asteroldo que leva as crianças a conhecerem o universo dos asteroides”. Os materiais para a exposição são do acervo do astrônomo amador e organizador Maurício Kaczmarech integrante da SPCA. A exposição atende o público até dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE