PUBLICIDADE

Estudantes participam de Concertos Percussivos

Alunos do Colégio Estadual Polivalente receberam duas apresentações do projeto Concertos Percussivos Didáticos.
Alunos do Colégio Estadual Polivalente receberam duas apresentações do projeto Concertos Percussivos Didáticos. -

Na última quinta-feira (11) alunos do Colégio Estadual Polivalente receberam duas apresentações do projeto Concertos Percussivos Didáticos, às 9 e às 16 horas. O projeto, coordenado pelo músico Ricardo Corrêa, leva a vivência da música instrumental a adolescentes, através de uma parceria com o Núcleo Regional de Educação. A iniciativa é aprovada pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e tem o patrocínio das empresas Beaulieu do Brasil e Viação Campos Gerais. As próximas apresentações do projeto são na Escola Estadual Júlio Teodorico, no dia 16; no Colégio Estadual Regente Feijó, no dia 18; e no Colégio Estadual Borel Du Vernay, no dia 23.

Na última terça-feira cerca de 450 alunos da Escola Estadual José Elias da Rocha assistiram ao concerto na Associação de Moradores de Olarias. Eles conheceram a origem de diversos instrumentos musicais, que foram tocados ao vivo a partir de arranjos previamente preparados. “Nós buscamos um encontro entre o adolescente e a música, falando sobre os instrumentos e apresentando-os a partir de ritmos brasileiros e afro-latino-americanos”, explica Ricardo Corrêa.

Entre os ritmos apresentados estão o samba, com a utilização do pandeiro, tamborim, bumbo e ganzá. O Forró, o Baião e o Xaxado são demonstrados com a zabumba, o triângulo e agogô, enquanto no Maracatu são apresentados a alfaia, a caixa, o agogô e o Xequerê. O bolero, a salsa e o mambo também são contextualizados, abordando seus países de origem e influência na América Latina. São ritmos onde há a predominância de instrumentos como tumbas ou congas, bongo, güiro, claves, cowBeII, cajon e shake (ovinho).

O ritmo Afro-brasileiro é representado pela capoeira, com o tradicional berimbau, pandeiro de couro, caxixi. A bateria é apresentada com a execução de vários ritmos como o blues, rock, funk americano, MPB. O público interage com a percussão corporal, que enfatiza as possibilidades sonoras através do corpo.

Para a professora de Matemática da Escola Estadual José Elias da Rocha, Gislaine Cunha, o projeto desperta o interesse dos alunos pela música e contribui para a formação cultural. “O projeto traz muitas informações. Até eu estou aprendendo mais sobre os instrumentos e sonoridade”, afirma. A professora Talita Favoretto também ressalta que o acesso ao projeto Concertos Percussivos é uma forma de incentivar os alunos a se dedicaram à música. “É uma ação que desperta o interesse”, sintetiza.

Fernando Henrique Penteado, 14, está na fanfarra da Escola Estadual José Elias da Rocha e disse que teve a oportunidade de conhecer instrumentos que nem imaginada existir. “Nunca tinha ouvido falar do agogô”, confessa. O que mais o encantou, no entanto, foi a bateria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE