PUBLICIDADE

Livro trata da complexidade do cotidiano nas salas de aula

A professora Elaine Ferreira do Vale Borges explica que o livro possui onze capítulos e prefácio da professora Vera Menezes (UFMG)
A professora Elaine Ferreira do Vale Borges explica que o livro possui onze capítulos e prefácio da professora Vera Menezes (UFMG) -

A professora Elaine Ferreira do Vale Borges, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a professora Walkyria Magno e Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), lança o livro ‘Complexidade em Ambientes de Ensino e de Aprendizagem de Línguas Adicionais’ (Editora CRV – Curitiba –PR).

A obra é destinada para alunos de graduação do curso de Letras, pós-graduandos e professores, os quais, a partir do diálogo consigo próprios, suscitado pelo livro, poderão compreender acontecimentos do cotidiano nas salas de aula entendidas como sistemas adaptativos complexos, com inúmeros subsistemas aninhados que as compõem. O livro tem objetivo de divulgar o paradigma da complexidade no ensino e aprendizagem de línguas adicionais. Também visa mostrar como essa nova visão pode ser construída em diferentes espaços e com diferentes públicos e como a concepção inovadora da aprendizagem de línguas como um sistema adaptativo complexo auxilia na explicação de fenômenos de outra forma de difícil compreensão.

A professora Elaine Ferreira do Vale Borges explica que o livro possui onze capítulos e prefácio da professora Vera Menezes (UFMG). “A obra aborda temáticas importantes na contemporaneidade para reflexões e práticas da linguagem na perspectiva da teoria da complexidade como o desenvolvimento de competências, a interação em ambientes virtuais, a contribuição do aconselhamento linguageiro, a emergência de affordances, a análise de livros didáticos de língua inglesa e espanhola, a biologia do conhecer e a educação de surdos”.

Segundo ela, completam o volume do livro, um capítulo inicial, inédito para a área, com explicação de conceitos-chave em sistemas caóticos (servindo como pequeno glossário) e um capítulo final, com um balanço do que os estudos abordados no livro podem trazer para o avanço desse paradigma no Brasil, bem como para as projeções de novas pesquisas. “Além disso, as pesquisas traçam um panorama das possibilidades que a visão da complexidade apresenta para o macro sistema de ensino e de aprendizagem, enfatizando como as concepções de linguagem e de aprendizagem de línguas adicionais como sistema adaptativo complexo auxiliam na explicação de fenômenos de outra forma de difícil compreensão”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE