Estilos escandivano e industrial destacam-se na decoração

Em convergência com o modo de viver predominante na sociedade atual, os estilos ganharam força em todo o mundo

Nos últimos anos, os estilos escandinavo e industrial se destacaram e se mantiveram em alta na decoração. Queridinhos de redes sociais famosas, ambos apresentam um conceito que preza pela simplicidade e funcionalidade. O estilo escandinavo é típico do norte da Europa e tem ganhando admiradores em todo o mundo. O objetivo é tornar os ambientes ainda mais acolhedores, verdadeiros ninhos, por meio de toques suaves e linhas retas. Profissionais de arquitetura e decoração contam quais características devem ser priorizadas para quem quer investir em cada um deles.

“No décor escandinavo tudo é projetado para que os moradores tenham o máximo de conforto, tanto no posicionamento de móveis, quanto na escolha dos tecidos. As cores em tons pastel devem gerar aconchego visual e transmitir tranquilidade. A funcionalidade está acima da estética”, explicam as designers de interiores do escritório Maraú Design Studio, Cris Araújo e Linda Martins

Por apresentarem propostas parecidas, é comum que se confunda a decoração escandinava com a industrial. A arquiteta Nina Abadjieff conta que grande parte das diferenças fica por conta da escolha dos materiais: “O design escandinavo usa laca e aço inox ou cromado e tem foco em materiais orgânicos também. Já no Industrial, usa-se bastante cimento queimado, tijolos e instalações elétricas aparentes”.

As designers Cris Araújo e Linda Martins, destacam que no décor escandinavo o foco não é meramente na simplicidade: “Tudo é projetado exaltando o máximo de conforto, tanto no posicionamento de móveis, quanto na escolha dos tecidos e das cores. A funcionalidade está acima da estética”.

Mas será que dá para mesclar em único projeto os dois estilos em harmonia? “Para um projeto sempre cabe essa brincadeira de estilos desde que se use o bom senso e que o cliente se sinta feliz no ambiente”, explica Nina —, com coro de Cris e Linda: “Ambos estilos referem-se a uma vida minimalista com foco no bem-estar. Então, claro, dá para mesclar sem medo”, reforçam as designers do Maraú Design Studio.

E apesar de ter uma pegada mais sóbria, o estilo nórdico se adequa bem a quarto de bebê. “As formas geométricas, característica forte desse estilo, caem muito bem para ambientes de crianças deixando o ambiente agradável e leve”, conta Linda Martins, designer de interiores e sócia-proprietária do escritório Maraú Design Studio.

Para quem quer lançar mão de apenas um estilo na decoração, Nina ensina quais aspectos priorizar em cada um. “No escandinavo, utilizamos linhas retas para os móveis, paredes e pisos em tons neutros. No estilo industrial, deixamos materiais como concreto e iluminação aparentes, para deixar mais rústico”, encerra.


Visual também combina com os ambientes infantis

Linda e Cris destacam mais recursos que quebram a frieza dos tons frios em ambientes infantis: “Em um projeto apostamos na sutileza da pintura na parede. Inserimos um balão e letras com o nome da criança iluminado em amarelo. Escolhemos um lustre Sputnik Ana Neute para dar um toque de design assinado. A peça trouxe personalidade e um toque do design brasileiro, além dele ser um lustre bem lúdico”.

Outros itens que caracterizam o escandinavo são listados pelas profissionais do Maraú Design Studio, Cris e Linda: “Os móveis precisam ter design contemporâneo, linhas mais retas e cores claras. As pelúcias ocupam um lugar mais discreto, já o crochê, tricô e peças artesanais tornam-se protagonistas. A simplicidade dá o tom com sofisticação”.


As informações são da assessoria de imprensa


PG abre vagas para cursos de qualificação

PG abre vagas para cursos de qualificação...

Adolescente é baleado pela PM em troca de tiros

Adolescente é baleado pela PM em troca de tiros...

PG desapropria área do Terminal do Santa Paula

PG desapropria área do Terminal do Santa Paula...

Max Atacadista irá gerar 400 vagas de emprego em PG

Max Atacadista irá gerar 400 vagas de emprego em PG...

Construção civil movimenta R$ 340 mi na região

Construção civil movimenta R$ 340 mi na região...

Show Tecnológico atrai cerca de 2,5 mil visitantes

Show Tecnológico atrai cerca de 2,5 mil visitantes...

O preço do desenvolvimento

O preço do desenvolvimento...

Câmara de Castro elege comissões permanentes

Câmara de Castro elege comissões permanentes...

Novo presidente da AMCG foca na mobilidade

Novo presidente da AMCG foca na mobilidade...

Caixa 2 e corrupção: as duas visões de Sérgio Moro

Caixa 2 e corrupção: as duas visões de Sérgio Moro...

Capa da edição desta sexta-feira (22/02/2019) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (22/02/2019) do JM...

Charge da edição desta sexta-feira (22/02/2019) do JM

Charge da edição desta sexta-feira (22/02/2019) do JM...

Informe: Requião Filho visita Câmara de Castro

Informe: Requião Filho visita Câmara de Castro...

Ipem reprova 3 mil bombas de combustíveis no Paraná

Ipem reprova 3 mil bombas de combustíveis no Paraná...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS