PUBLICIDADE

Arquitetura contribui para incentivar os estudos

Profissionais da arquitetura e decoração dão dicas de como projetar o quarto da criança

Projetos. Área de estudos da criança pode ser segmentada ou incorporada 
no mobiliário do quarto infantil.
Projetos. Área de estudos da criança pode ser segmentada ou incorporada no mobiliário do quarto infantil. -

O quarto da criança é, para ela, o seu cantinho favorito dentro de casa e, além de ser o local ideal para as brincadeiras, ele também precisa ser um espaço adequado para incentivá-la nos estudos. De acordo com a designer de interiores Fabiana Visacro, o primeiro e mais importante passo neste momento é listar as atividades que serão desempenhadas dentro do quarto da criança.

“Dormir, ler, estudar, brincar... Tudo isso deve ser levado em conta. O segundo passo é cuidar da setorização do espaço. Por mais compacto que ele seja, é importante que fique bem evidente que são alas diferentes. Para que isso aconteça, sem criar divisões no ambiente e torná-lo menor, utilizamos alguns recursos que ajudam bastante, como a diferenciação de alturas no rebaixamento de teto para as áreas, um tapete delimitando os espaços, painel de madeira, uma fita de LED em um móvel determinante, tinta diferenciada e papel de parede, por exemplo”, indica.

Fabiana ressalta que existem pontos fundamentais dentro do ambiente como desenhar e detalhar bem os móveis para que a criança que não precise de artifícios, como uma almofada na cadeira, para ficar na altura ideal para a bancada de estudos e poder usufruir com tranquilidade. “Tudo precisa ser feito na altura dela, sob o ponto de vista dela. Tanto a área de bancada como a área de armazenamento de materiais escolares para despertar possibilidade de autonomia”, ressalta.

As arquitetas Flávia Gamallo e Fabia Couto, sócias-proprietárias do escritório CoGa Arquitetura, enfatizam a importância do mobiliário adequado para deixar a criança e estimulada aos estudos. “A bancada de estudos deve receber um tampo em material resistente e lavável. A cadeira não deve ser de rodízios para não promover a dispersão. A iluminação natural é sempre importante e, para as atividades no período da noite, uma luminária direcionável auxilia bastante. Os porta-lápis e porta papel podem compor a decoração e devem facilitar o acesso e manuseio da criança”, explicam.

Fabiana Visacro também aposta nas variações de mobiliários organizadores, para que o espaço fique sempre em ordem e facilite as diversas atividades dentro do ambiente. “Gavetas são itens de organização que não podem faltar. Na impossibilidade de executá-las, recorra às caixas organizadoras, mas é sempre muito importante que os objetos estejam separamos por categorias. Podemos eleger gavetas/caixas para livros, outra só para os cadernos, outra só para livros/revistas de pesquisa para o dever de casa. Outra coisa que gosto de inserir nos meus projetos é a gaveta só para lápis, lápis de cera, canetinha e papéis, de apenas 8cm de altura, que é acoplada ao tampo da bancada, pois algumas crianças não podem ter tantos objetos à vista por causa da dificuldade de concentração”, indica.

Espaço deve ser projetado de acordo com a faixa etária

Segundo as arquitetas do escritório Coga Arquitetura, é preciso projetar o espaço de acordo com a idade das crianças, pois cada faixa estaria requer especificações distintas. “Os grupos de idades precisam de uma relação específica entre altura de piso, cadeira e tampo. Crianças de diferentes idades tem necessidades especificas. Além disto a criança menor precisa de um espaço onde ela possa fazer “bagunça/sujeira” com segurança e facilidade de limpeza, pois ela utiliza massa de modelar, tinta e ainda não tem tanta destreza para evitar quedas”, encerra

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE