PUBLICIDADE

Sustentabilidade avança em projetos de alto padrão

Pesquisa mostra que consumidores de alto padrão estão mais preocupados com a sustentabilidade

Imagem ilustrativa da imagem Sustentabilidade avança em projetos de alto padrão

Foi realizada pelo Boston Consulting Group, em parceria com a Fundação Altagamma, uma pesquisa com dez mil consumidores de luxo, em dez países, incluindo o Brasil, onde os entrevistados que mais chamaram a atenção foram os denominados “Social Weares”. Estes, que correspondem a 10% dos consumidores brasileiros, na faixa etária entre 35 e 40 anos, revelam que estão mais interessados no luxo como instrumento para um mundo melhor do que distinção social. .

Segundo a arquiteta Vanessa Figueiredo, especialista em projetos arquitetônicos sustentáveis, a sustentabilidade deixou de ser uma coisa pontual, uma questão de reaproveitamento de materiais ou coisas supérfluas e passou a ser uma maneira inteligente de usar os recursos em benefício próprio e da sua qualidade de vida.

"A sustentabilidade traz mais conforto, proporciona uma consciência dos dias atuais. As pessoas vêm se preocupando com este assunto e inserindo no dia a dia. Hoje existe uma preocupação mais ampla com a casa, com o lugar onde vai estar com a família. Preocupa-se, por exemplo, em ter um conforto térmico, em poder ensinar para o filho como fazer a compostagem de um alimento, ou de como aproveitar um recurso natural, que a gente tem em abundância no nosso país. Poder usar o sol, a chuva, de uma forma inteligente é o que na verdade deveria conquistar e cativar a todos, mas o público de luxo está vendo isso de uma forma mais rápida”, explica a arquiteta.

Quando o assunto é arquitetura sustentável, Vanessa enfatiza que é fundamental analisar as condições de vida que cada pessoa. “Ser sustentável é individual. Você não precisa cumprir uma tabela de itens sustentáveis na arquitetura para dizer que é sustentável. A pessoa é sustentável na medida em que olha o lado socioeconômico, cultural e, claro, a parte material. Se esse conjunto se adequa a você, aí sim. A sustentabilidade é a preocupação com o outro, o altruísmo, pois todos nós vivemos num único mundo”, relata Vanessa.

Entusiasta da sustentabilidade, Vanessa Figueiredo tenta inserir o conceito em seu trabalho e foi, inclusive, agraciada com o certificado oficial de segundo lugar de sustentabilidade na Mostra Morar Mais por Menos de 2016, com o projeto “Varanda Sustentável”. “O prêmio vem mostrar que de alguma forma o caminho está certo. Que aquilo que você está dedicando o seu tempo, que você estuda, aprende e quer passar para o outro é uma forma de fazer um bem maior ao próximo por meio da sua profissão”, encerra.

Características priorizam a saúde do morador

A arquiteta conta que um dos quesitos básicos a se pensar quando tratamos de sustentabilidade é a saúde, como quando se deixa de utilizar materiais de compostos voláteis em uma construção, por exemplo. Além de ser benéfico à saúde dos moradores que irão morar naquela residência, também reflete, diretamente, na saúde dos próprios trabalhadores da obra. “Sustentabilidade é questão de um estilo mais saudável, mais altruísta, um estilo inteligente da utilização de recursos naturais. É ter a consciência de estar utilizando bem determinado investimento, usando um recurso natural ou recurso material de forma inteligente. É uma preocupação que gera um orgulho de estar fazendo o que é correto. Um exemplo a ser dado para os filhos”, declara.

Projetos podem trazer economia a longo prazo 

Além disso, um projeto sustentável pode trazer recompensas financeiras. “A longo prazo, gera uma economia financeira, pois se você faz um projeto bem feito, você economiza em vários aspectos. Por exemplo, você não precisa de um ar condicionado de última geração, pois sabe aproveitar o vento dominante, criando uma circulação natural de ar. Economiza tanto na aquisição do aparelho como na energia gasta por ele”, exemplifica a arquiteta.

Projeto premiado pela sustentabilidade, desenvolvido pela arquiteta Vanessa Figueiredo | Foto: Gustavo Xavier

Pesquisa mostra que consumidores de alto padrão estão mais preocupados com a sustentabilidade

PROJETOS ARQUITETÔNICOS INCORPORAM NOVA SOLUÇÕES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE