PUBLICIDADE

A importante resposta do MP no combate ao crime no campo

Imagem ilustrativa da imagem A importante resposta do MP no combate ao crime no campo

Em resposta à sociedade e em especial à comunidade das áreas agrícolas na região dos Campos Gerais, a importante operação deflagrada pelo Ministério Público do Paraná com o apoio da Polícia Civil, apresentou como resultado da prisão de 12 pessoas com envolvimento em roubos a propriedades rurais (empresas e fazendas).

As provas colhidas na ação promovida ontem (16), foram compartilhadas com Promotorias de Justiça e autoridades policiais das comarcas de Umuarama, Ponta Grossa, Maringá e Cianorte para possível esclarecimento de outros crimes de roubo que estão pendentes de elucidação. Pelo possível envolvimento nos fatos, 17 pessoas já foram denunciadas pelo MP pela prática de associação criminosa armada.

Os casos de roubos e furtos em propriedades rurais são um desafio aos agricultores e pecuaristas paranaenses. A vulnerabilidade do meio rural, principalmente devido à localização afastada, faz com que produtores sejam “alvos fáceis” de quadrilhas. O histórico dos casos sugere que os bandidos estão cada vez mais de olho em bens específicos, diretamente relacionados à atividade rural, como máquinas e insumos, além dos próprios produtos agropecuários.

Em algumas regiões do Paraná, a violência recorrente mobilizou produtores a criarem um projeto de vigilância na região. O Programa Vizinhança Solidária, em Umuarama, foi implantado em uma parceria do sindicato rural do município, Conselho Municipal de Segurança Pública e Polícia Militar (PM), com o objetivo de aumentar o patrulhamento na zona rural e facilitar o contato com a polícia em emergências. Além da implantação de placas de identificação nas propriedades e conexão via telefone celular, o programa mobilizou a realização de uma patrulha rural. 

Importante ressaltar que o Programa Patrulha Rural Comunitária, vigente na PM desde 2009, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do Estado do Paraná.

Criada em junho de 2022, a Operação Segurança Rural, efetivada por meio das Patrulhas Rurais, intensifica o policiamento ostensivo na área rural de todo o Estado, com ações preventivas e repressivas, abrangendo a maior área possível com patrulhamentos, bloqueios e visitas às propriedades rurais.

Em janeiro de 2023, o programa foi reforçado com a criação da Patrulha Rural 4.0, que ampliou as ações, com mais orientações sobre prevenção ao crime, além de reforço na integração com a comunidade. A Patrulha Rural também foi integrada com o App 190PR, uma tecnologia favorável para as pessoas que moram nas áreas de produção agrícola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE