PUBLICIDADE

A segurança nas unidades de saúde de PG é prioritária

Imagem ilustrativa da imagem A segurança nas unidades de saúde de PG é prioritária

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública atende a uma reivindicação antiga dos profissionais da área de saúde de Ponta Grossa ao expandir o projeto Botão do Pânico para as unidades de saúde. Neste mês, série de reportagens produzidas pelo Portal aRede e Jornal da Manhã expôs uma rotina de violência enfrentado pelos profissionais durante o atendimento ao público.

A ferramenta poderá salvar vidas, garantir a integridade física dos profissionais de saúde e promover um ambiente mais seguro para todos os envolvidos no cuidado da população. O que não pode acontecer é a demora no atendimento a partir do acionamento do dispositivo. A Guarda Municipal deve estar atenta para chegar imediatamente ao local da ocorrência, restabelecendo a segurança e promovendo a detenção dos agressores.

Especialistas reforçam que a violência e o assédio no local de trabalho dos profissionais de saúde não é novidade e já causam preocupações há um tempo. Infelizmente, a taxa de profissionais de saúde agredidos é alta. 

De acordo com um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a ONG “Mexeu Com Um, Mexeu Com Todos”, as vítimas mais frequentes da violência no contexto de saúde, particularmente de agressão verbal, são os enfermeiros, sobretudo mulheres, sendo os seus agressores doentes e acompanhantes. São diversas as formas de agressão, como físicas, insultos, ameaças, intimidação e assédio moral. 

Segundo a secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o aplicativo tem outras funcionalidades adicionais, como rastreamento de localização em tempo real e o envio de mensagens de voz e de texto que poderão auxiliar a Guarda Civil Municipal no acompanhamento da situação, facilitando a intervenção e aumentando a efetividade das medidas de segurança.

O Botão do Pânico já é utilizado em todas a unidades de ensino da rede municipal, desde novembro do ano passado. A medida faz parte do Programa Escola Mais Segura, iniciativa que reforçou as ações voltadas à ampliação da segurança nas unidades de ensino da Prefeitura. 

Além da implantação do Botão do Pânico, a Prefeitura de Ponta Grossa intensifica as ações de proximidade e de integração junto às comunidades escolares do Município. Os trabalhos envolvem equipes da Guarda Civil Municipal e são realizados com ênfase na atuação dos grupamentos de proteção patrimonial e da Ronda Comunitária Escolar com o apoio das equipes do Departamento de Cidadania e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE