PUBLICIDADE

O morador consciente vai à guerra contra o mosquito

Imagem ilustrativa da imagem O morador consciente vai à guerra contra o mosquito

O eficiente combate à dengue passa pelo senso de responsabilidade de cada morador. É apenas cumprir as regras para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O descaso com simples cuidados potencializa os registros, gerando pânico à população e provocando alta demanda em unidades de saúde. 

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no início dessa semana mostra o aumento de 45% dos casos confirmados da dengue, em Ponta Grossa. No informe divulgado, a cidade possui 232 confirmações, enquanto em 12 março eram 160 casos. O município ainda não registra nenhum óbito em decorrência da dengue.

Neste cenário de preocupação, especialistas reforçam que a dengue continua a ser uma preocupação de saúde pública, e os números alarmantes de casos em 2024 destacam a urgência de medidas preventivas eficazes. Em meio a essa batalha contra a propagação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, os moradores desempenham um papel crucial na proteção de seus imóveis. 

As estatísticas divulgadas são um alerta para a gravidade da situação e a necessidade de ações imediatas para conter a propagação da doença. A dengue pode causar complicações graves e até mesmo levar à morte, destacando a importância de medidas preventivas em todos os níveis da sociedade.

O Ministério da Saúde contabiliza mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Do total de 2.010.896 casos prováveis, 682 resultaram em morte – número que pode aumentar, uma vez que há ainda 1.042 óbitos em investigação. De acordo com balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 990,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Em todo o Paraná, foram confirmados 22.222 casos de dengue no novo boletim epidemiológico. Este é o maior número de confirmações deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023, totalizando 113.194 casos. O informe semanal traz também 11 novos óbitos, ocorridos entre os dias 21 de dezembro e 06 de março, levando o número total a 60.

A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que, além de dengue, transmite zika e chikungunya, é a eliminação dos criadouros do mosquito. Locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, vasos de plantas, pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros, devem ser eliminados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE