PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Segurança é prioridade

Diferentemente de outros governadores, Carlos Massa Ratinho Junior coloca a área de segurança pública como ‘prioridade das prioridades’. É uma informação relevante. Os investimentos são necessários. A população está assustada com o crescimento do crime e da violência. A estrutura policial precisa ser encorpada para fazer frente aos bandidos.

Os investimentos realizados ao longo dos últimos anos não foram suficientes. Faltam viaturas nas ruas e o efetivo policial é insuficiente para a realização da atividade básica. Não tem gente para investigar e muitas delegacias funcionam sem delegados ou escrivães. A demora no atendimento à ocorrência é outra reclamação.

Entre as novidades anunciadas nessa terça-feira pelo governador está a criação da Cidade da Polícia. Este espaço vai integrar as forças de segurança das três esferas de governo, incluindo desde guardas municipais até as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e o Exército. 

Outros programas destacados foram o Escola Segura, para reforçar a segurança ao redor das escolas com policiais que hoje estão na reserva, e os projetos Muralha e Olho Vivo, com foco na tecnologia e capacitação dos policiais. Soma-se a isso o necessário trabalho integrado e com inteligência entre os organismos de segurança.

A segurança pública necessita de atenção especial. O Estado que não estruturar suas forças policiais ficará refém de criminosos e enfrentará altos índices de criminalidade.

No Ceará, por exemplo, a situação é insustentável. O estado vive há cinco dias uma onda de violência, protagonizada por integrantes de facções criminosas, que resultou em mais de 150 ataques a prédios públicos, estabelecimentos comerciais, veículos e equipamentos de segurança. As ocorrências foram notificadas em cerca de 37 municípios, incluindo a capital. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE