PUBLICIDADE

Proerd: exemplo de programa

Imagem ilustrativa da imagem Proerd: exemplo de programa

Há projetos que precisam ser exaustivamente valorizados pela excelência do objetivo a que se propõem e, também, pela eficiência na apresentação de resultados positivos. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) está no rol dessas importantes iniciativas. Em Ponta Grossa, ele é desenvolvido pela 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O tráfico nos estabelecimentos de ensino é uma ameaça real e silenciosa. Crianças e adolescentes são corrompidas a fazer parte de uma rede perigosa na qual se ensina a usar e a comercializar o entorpecente no ambiente escolar. Nessa estrutura perniciosa, odiosa e violenta, tem gente que paga com a própria vida, se escravizam e invariavelmente são presas ou assassinadas.

É neste contexto que aparece a força do Proerd. São orientados sobre a forma de proteger-se do universo do tráfico de drogas, sobre os efeitos de cada uma delas no organismo e sobre as formas de recusar o uso de substâncias entorpecentes. No contexto da violência, também são discutidos o tema do bullying entre os alunos e a necessidade de combater a prática.

Mais do que falar das drogas e seus efeitos, o Proerd fortalece nas crianças e adolescentes, a autoestima e o desejo de desfrutar de uma vida saudável em um convívio harmonioso entre familiares e amigos. Estimula ainda a resolução pacífica de conflitos ou dificuldades pessoais sem a ação destrutiva das substâncias psicoativas, mas através do diálogo e de tomadas de decisões acertadas, fundamentadas com informações científicas sobre as drogas, através de uma linguagem compreensível e sincera

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE