PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Socorro ao IML

Falta de investimento, omissão e descaso do governo estadual conduziram a seção técnica do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa a uma situação de extrema precariedade. Este mesmo órgão, que há 15 anos serviu de referência aos demais órgãos pela excelência do serviço prestado à população, atualmente funciona em contêineres alugados pelo Estado numa área cedida pelo Hospital Universitário.

Essa transferência realizada sem planejamento e em caráter emergencial foi motivada pelo risco de desabamento da atual sede, localizada no mesmo pátio da 13ª SDP. Essa estrutura provisória deve funcionar por seis meses. Ficou tratado que os cadáveres serão periciados no hospital. Os atendimentos à população (exames) são realizados nessa estrutura metálica.

Impressiona, em toda essa situação, a incapacidade das lideranças políticas e empresariais de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais em socorrer o IML. Os argumentos levados ao Palácio Iguaçu não encontraram respaldo em mais de duas décadas de penúria. E quem pagou caro por isso foi a sociedade.

Agora, o Ministério Público e a Defensoria Pública resolveram agir. Segundo reportagem do Jornal da Manhã, desta quarta-feira, a 12ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e o Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual ajuizaram ação civil pública buscando obrigar o Estado do Paraná a resolver os problemas crônicos do Instituto Médico-Legal da cidade.

Os autores da ação constataram diversas irregularidades no IML de Ponta Grossa, que atende 28 municípios da região, o que tem afetado os serviços à população. Faltam médicos e veículos, e o prédio está em péssimas condições, inclusive com risco de desabamento do muro externo. Foram verificados casos de inaceitável demora no atendimento a vítimas de acidentes, além da falta de médicos plantonistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE