PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Eleger para mudar

O domingo de eleições não pode se resumir num simples ato de sair de casa para votar. É, sim, o dia mais importante para o brasileiro numa manifestação democrática para decidir o futuro do Brasil. É hoje que o eleitor confere autorização para alguém conduzir o destino do país. Não se trata de construir um futuro melhor. O presente, por vários motivos, precisa ser alterado.

O Brasil vive momentos difíceis. Aumento do desemprego, dívida externa alta, baixa capacidade de investimento, violência e desesperança. Soma-se a isso os resultados da Operação Lava Jato, o envolvimento de políticos em escândalos e a campanha para presidente que foi marcada por dois extremos: o ódio e o medo. Existe urgência em mudança.

Votar consciente é o principal mecanismo para iniciar uma mudança. Neste sentido, é importante buscar informações oficiais e prestar atenção nas posições ideológicas dos candidatos. Nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor pode fazer buscas sobre as diversas opções de candidatos e seus partidos. O segundo passo é ir atrás das páginas dos partidos e buscar os conteúdos programáticos dos mesmos. No caso dos deputados, não é obrigatório formalizar um programa de governo. Por isso, em tese, o programa de governo do partido representa o programa do candidato.

É preciso estar atento ao histórico dos candidatos, além de seus respectivos partidos.  Cada eleitor deve analisar os prós e contras de todas as opções, independentemente de opiniões pessoais e emoções. Procurar sobre todos os aspectos, desde projetos até o impacto que o candidato causará na economia interna e externa, é uma medida sensata. Além disso, deve prestar atenção nas propostas imediatas e a longo prazo.

Neste domingo, mais de 147,3 milhões de eleitores devem ir às urnas. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem mais de 830 mil novos eleitores em relação ao último pleito. Em Ponta Grossa, 237.118 eleitores deverão comparecer aos locais de votação nas três zonas eleitorais do município, formando o quarto maior volume eleitoral do Paraná com 2,9% dos eleitores do estado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE