PUBLICIDADE

O trânsito precisa de campanhas

Imagem ilustrativa da imagem O trânsito precisa de campanhas

Inegavelmente as travessias elevadas, construídas em diferentes vias públicas de Ponta Grossa, são importantes instrumentos para proporcionar maior segurança aos pedestres e evitar atropelamentos. No entanto, ao instalar sinaleiros nesses locais, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) pode cometer desperdício de dinheiro público. Não existe a necessidade da implantação desses dois sistemas num mesmo ponto.

A AMT, questionada sobre o tema, justificou que a instalação simultânea da faixa de pedestres e do semáforo é mais uma medida de segurança para quem passa pelo local, sustentando, ainda, que além de melhorar segurança dos pedestres, trata-se de uma medida educativa para instruir o trânsito. 

A segurança viária poderá ser atingida desde que os personagens do trânsito respeitem as regras de circulação. Em Ponta Grossa e em outras cidades onde campanhas educativas acontecem esporadicamente e em ocasiões especiais, é pertinente a realização de campanhas educativas tanto para motoristas e pedestres. Levar orientação a eles pode, eventualmente, tornar o trânsito mais humano.

Não são todos os motoristas e nem todos os pedestres, mas o desrespeito à legislação é notório. É possível flagrar condutores invadiam a travessia elevada mesmo com a percepção da circulação de pessoas na área de segurança. Mas, é perceptível também o flagrante de pedestres atravessando ruas longe da faixa de segurança apenas para ‘ganhar tempo’.

A Autarquia deveria levar seus agentes às travessias das vias públicas com maior incidência de acidentes e orientar motoristas e pedestres. Este tipo de orientação também deveria chegar às instituições de ensino. Ações dessas naturezas educam e evitam desperdício de dinheiro público. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE